Voltar

Política

PCP homenageou Catarina Eufémia e exortou à luta por melhores salários

Política

PCP homenageou Catarina Eufémia e exortou à luta por melhores salários

Em Baleizão, no domingo, 21, o Partido Comunista Português homenageou Catarina Eufémia, assassinada há 69 anos, em 19 de maio de 1954, pelas forças do regime fascista, quando ela e outras trabalhadoras rurais exigiam melhores salários.

A homenagem, que contou com a presença do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, e de centenas de pessoas, começou com a deposição de um ramo de flores no túmulo de Catarina, prosseguiu com um desfile até ao centro da aldeia e culminou com um comício no Largo Catarina Eufémia, completamente cheio.

Segundo o líder dos comunistas, os exorbitantes lucros da banca ou os 26 milhões de euros de lucros da Sonae, dona do Continente, e os 140 milhões do grupo Jerónimo Martins, proprietário do Pingo Doce, só no primeiro trimestre do ano, são “um insulto” face aos baixos salários dos trabalhadores e são da responsabilidade da “política de direita” que conduziu o País até à atual situação e “não dá resposta nenhuma aos problemas”.

Antes, o secretário-geral do PCP já tinha reivindicado para a luta dos trabalhadores os “recuos” do Governo PS em matérias como os aumentos das pensões e dos salários, mas frisou que o aumento de 1% na administração pública é “muito insuficiente” e “não cobre sequer o aumento do custo de vida”.

“Mas a luta destrancou a porta dos aumentos. É preciso que a luta, agora, abra essa porta dos aumentos salariais e avancemos por aí em diante. O que se impõe são aumentos reais para todos os salários e pôr fim à injustiça brutal que impera na nossa sociedade”, exigiu o líder dos comunistas.

Paulo Raimundo terminou a sua intervenção em Baleizão, no domingo, exortando à continuação da luta.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.