Voltar

Atualidade

PCP quer pagamento de trabalho suplementar a todos os trabalhadores

Atualidade

PCP quer pagamento de trabalho suplementar a todos os trabalhadores

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) apresentou no parlamento quatro projetos-lei para alterar a Agenda do Trabalho Digno, que vai ser discutida na Assembleia da República a 7 de julho. 

O PCP quer pagamento de trabalho suplementar a todos os trabalhadores e a revogação da caducidade da contratação coletiva. Sublinha ser necessário combater a "degradação geral das condições de vida da maioria dos portugueses", que "resultada da política de exploração que promoveu baixos salários" e propõe a compensação de 50% pela primeira hora de trabalho suplementar e de 75% nas horas seguintes, em dias úteis.

Se o trabalho suplementar se realizar no dia de descanso semanal do trabalhador ou em feriados, a compensação tem de ser de 100% por cada hora de trabalho prestada, é defendido também. A Voz da Planície ouviu o deputado do PCP, eleito por Beja, sobre esta matéria.

Noutro projeto-lei, o PCP prevê a eliminação da caducidade da contratação coletiva, uma das bandeiras do partido em matéria de legislação laboral e que foi elemento principal de intervenções do secretário-geral, Jerónimo de Sousa, em várias ocasiões, incluindo a que fez em Beja no passado domingo, dia 19.

"É inaceitável que se tenha introduzido a norma da caducidade das convenções coletivas e se tenha permitido o estabelecimento de condições laborais piores que as previstas na lei pondo em causa o princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador", argumenta o PCP. As declarações são, também, de João Dias.

O grupo parlamentar também pretende proibir a "utilização de mecanismo de desregulação do horário ou alargamento do período diário e semanal, dentro e fora do espaço profissional, para além dos limites máximos do período normal de trabalho".





Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.