Voltar

Política

PCP: recomenda ao Governo a “construção urgente do novo edifício do SUB de Castro Verde”

Política

PCP: recomenda ao Governo a “construção urgente do novo edifício do SUB de Castro Verde”

O PCP afirma que, tendo conhecimento de que “o SUB de Castro Verde enfrenta crónicas e sérias carências que há muito deveriam ter sido resolvidas”, entregou na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda a “construção urgente do novo edifício do Serviço de Urgência Básica (SUB)”. O projeto de resolução vai hoje à Comissão Parlamentar de Saúde e é votado para a semana.

João Dias, o deputado do PCP eleito por Beja, identifica os problemas que as instalações atuais têm, referindo, entre outros aspetos a ausência de área pediátrica.

No documento é recordado que estes problemas “crónicos são conhecidos da administração da ULSBA”, que “já foi equacionada a possibilidade de se construir um novo edifício que responda as condições regulamentares exigidas” e que se pode “concluir que o SUB de Castro Verde tem como missão garantir a prestação de cuidados de saúde em situações de urgência/emergência, face à sua centralidade”. É recordado, também, que “importa realçar que este serviço presta apoio em situação de urgência/emergência e situações de catástrofe a duas unidades extrativas de minério: Somincor, situada no concelho de Castro Verde, uma das maiores empresas mineiras de cobre e zinco da Europa, com cerca de 2000 trabalhadores e Almina situada em Aljustrel, com um total de 500 trabalhadores”.

João Dias lembra, igualmente, que foi o PCP quem denunciou as dificuldades deste serviço e que avança agora com esta recomendação ao Governo de se tratar com urgência do novo edifício do SUB de Castro Verde.

O projeto de resolução do PCP recomenda que se “atribua ao Conselho de Administração da ULSBA a competência para desencadear os procedimentos necessários à construção do novo edifício especificamente para o SUB de Castro Verde”. Que se “proceda ao investimento necessário com vista à construção de um novo edifício que responda às condições exigidas para o funcionamento” deste serviço. Que defina a calendarização da execução da obra na sua totalidade, assim como proceda à abertura de concurso público para a execução da empreitada” e que se “assegure a contratação efetiva dos profissionais de saúde, integrados em carreiras com vínculo público, que garantam o seu adequado funcionamento”.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.