Voltar

Atualidade

Pela primeira vez em 20 anos, a população de lince ibérico supera os mil exemplares

Atualidade

Pela primeira vez em 20 anos, a população de lince ibérico supera os mil exemplares

“O declínio das populações de lince-ibérico foi uma constante desde a década de 1950 até, pelo menos, 2004, em toda a sua área de distribuição”. A perseguição humana e a escassez de coelho bravo foram as principais causas deste declínio, é que se pode ler no CENSO Lince Ibérico 2020, já divulgado. Pela primeira vez, desde 2002, que se ultrapassou o número de mil linces ibéricos registados, um marco importantíssimo para a recuperação desta espécie.

A espécie esteve à beira de extinção, devido à perseguição humana e escassez de coelho-bravo, e por isso mesmo, desde o início do séc. XXI, foram desencadeadas diversas iniciativas de conservação. "É graças a este esforço que nos últimos anos a população da espécie não parou de crescer", tanto em número como em área de presença, é avançado no CENSO Lince Ibérico.

“Pela primeira vez desde que existem dados quantificados sobre a população de lince- ibérico, foi ultrapassado o número de 1.000 indivíduos registados, o que é um marco muito relevante no processo de recuperação desta espécie e melhoria do seu estado de conservação”, diz ainda o mesmo documento.

Em 2020, registaram-se 14 núcleos populacionais de linces, um dos quais no Alentejo, no Vale do Guadiana e 13 em Espanha.

O total de exemplares registados durante o ano passado em toda a área de distribuição ibérica foi de 1.111, repartidos entre Portugal, Andalucía, Castilla-La Mancha e Extremadura.

No Alentejo, no Vale do Guadiana, foi estimado um total de 140 linces-ibéricos durante 2020.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.