Voltar

Educação Alojamento estudantes

Politécnico de Beja tem 400 camas em 2023/2024 e mais 503 previstas para próximo ano letivo

Educação Alojamento estudantes

Politécnico de Beja tem 400 camas em 2023/2024 e mais 503 previstas para próximo ano letivo

A questão do alojamento para os alunos que frequentam o ensino superior fora da sua área de residência é transversal a todo o País, pela falta e despesa que representa. Em Beja, o Instituto Politécnico tem 400 camas dividas por cinco residências e prevê a criação de mais 503, mas com efeitos apenas no ano letivo 2024/25, esclareceu a presidente Fátima Carvalho, mostrando-se, também, satisfeita com os resultados das colocações, na instituição, da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

"Num território do Interior, como é o caso de Beja, para atrair estudante é preciso existirem condições diferenciadoras e isso passa naturalmente pela oferta pública de alojamento, com vantagens neste aspeto para os discentes a estudar fora das suas áreas de residência, no sentido de prosseguirem os seus estudos no ensino superior pois significa um acréscimo significativo nos orçamentos familiares", referiu à Voz da Planície Fátima Carvalho, presidente do Politécnico de Beja, deixando claro que a "instituição está atenta a este problema".

"O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) tem 400 camas para os alunos que escolhem a instituição, divididas por cinco residência, que ficam sempre lotadas, e está a preparar, através da candidatura que submeteu ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que foi aprovada, mais 503, que ficarão disponíveis no próximo ano letivo, ou seja, 2024/2025, na nova residência que está a ser construída", deixou claro a presidente do IPBeja.

"Para obterem esta ajuda, o alojamento em residências, os estudantes colocados no IPBeja devem dirigir-se ao Serviço de Ação Social da instituição para saberem como o devem fazer", esclareceu Fátima Carvalho.

A presidente do IPBeja avançou, contudo, que a instituição quer "colocar a funcionar um serviço on-line com as disponibilidades de camas, o SAES Social, a partir de janeiro de 2024, que vai permitir aos alunos consultar este serviço quando se inscrevem, assim como fazer a compra das senhas de refeição".

Consciente das dificuldades que as famílias têm em suportar alojamentos para os filhos longe de casa, e das que a cidade apresenta ao nível do alojamento, Fátima Carvalho apelou "não desistam de Beja e procurem ajuda, o Politécnico está cá para isso".

Olhando para os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), o IPBeja garantiu a colocação de 324 novos estudantes, que representam o preenchimento de "63,3 por cento das 512 vagas colocadas". De registar "muito positivamente" que seis desses 15 cursos de licenciatura preencheram a totalidade das vagas, de acordo com declarações de Fátima Carvalho também.

A instituição mostra-se ainda satisfeita com os números obtidos face ao contexto em que, de acordo com o comunicado no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a nível nacional, os 49.438 novos estudantes agora colocados, representam "uma quebra de 0,7 por cento" no número de candidatos colocados face à mesma fase do concurso nacional em 2022.

Estes 324 novos estudantes vão agora juntar-se aos candidatos já colocados nas licenciaturas do IPBeja através dos concursos locais, nomeadamente nos concursos especiais, dos "concursos para titulares de grau académico, dos concursos para os detentores dos cursos de dupla certificação e cursos artísticos especializados e do concurso para os estudantes internacionais", lê-se no comunicado da instituição.

Hoje deverão ser conhecidos os resultados da 2.ª fase de colocação do CNAES e quem ainda não conseguiu um lugar nesta etapa pode tentar, mais uma vez, na terceira, cujas candidaturas começam no dia 23 deste mês para terminarem a 25.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.