Voltar

Atualidade

Portugal antecipa novas restrições. Saiba quais são

Atualidade

Portugal antecipa novas restrições. Saiba quais são


António Costa fez um balanço da situação epidemiológica do país e anunciou, em conferência de imprensa, medidas mais apertadas para combater a propagação da nova variante de covid-19, Ómicron, após reunião de Conselho de Ministros.  

O primeiro-ministro começou por referir que a incidência por 100 mil habitantes tem vindo a crescer sendo esta uma “má notícia”. Afirmou igualmente que, “temos conseguido resultados efetivos” no combate à pandemia e que a “taxa de transmissão tem vindo a diminuir”. 

A semana de contenção prevista para o início do próximo ano foi antecipada e arranca já no dia 25 de dezembro com teletrabalho obrigatório.  

Como já avançado anteriormente pela RTP, confirma-se que os bares e discotecas encerram. Na semana após o Natal também fecham portas as cresces e ATL. 

Os testes gratuitos por mês, por pessoa, passam de quatro para seis, de forma a “incentivar a testagem massiva”.  

Sobre a apresentação de teste negativo, este será obrigatório para entrar nos estabelecimentos turísticos ou de alojamento local, cerimónias familiares como casamentos, batizados e em eventos empresariais, espetáculos culturais e recintos desportivos. 

António Costa acrescentou que será implementada "uma medida de redução de lotação nos espaços comerciais, de uma pessoa por cada cinco metros quadrados.” 

Relativamente a medidas de Natal e Ano Novo, nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, para aceder a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano, passa a ser obrigatório apresentação de teste negativo. 

Na via pública serão proibidos ajuntamentos com mais de dez pessoas, na passagem de ano, e fica igualmente proibido o consumo de bebidas alcoólicas. 

O primeiro-ministro apela a cuidados no Natal e pede prevenção na “mesa da Consoada”. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.