Voltar

Atualidade

Portugal continental continua com concentrações de pólen muito elevadas

Atualidade

Portugal continental continua com concentrações de pólen muito elevadas

Todas as regiões de Portugal continental continuam com concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, mas com uma redução esta semana devido à previsão de chuva, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC). 

De acordo com o boletim polínico divulgado pela SPAIC, até dia 02 de junho preveem-se concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera de todas as regiões do Continente, com uma redução nos dias de precipitação, previstos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir de segunda-feira.

“Nesta altura estão presente no ar, em níveis muito importantes, grãos de pólen com elevada capacidade alergénica, como os provenientes das ervas gramíneas, parietária, tanchagem e quenopódio e da árvore oliveira”, refere a SPAIC.

Na região do Alentejo, abundam os pólenes das árvores oliveira e sobreiro e das ervas gramíneas, tanchagem e parietária.

Segundo a SPAIC, devem evitar-se as atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas.

“Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias”, acrescenta.

A SPAIC considera ainda que a medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia, aconselha a consulta de um médico especialista de imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição da medicação mais adequada e alerta que a prevenção “poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas”.

O boletim polínico divulga todas as semanas os níveis de pólenes existentes na atmosfera, recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.