Voltar

Atualidade

Portugal foi o país mais galardoado no concurso internacional de azeite Ovibeja

Atualidade

Portugal foi o país mais galardoado no concurso internacional de azeite Ovibeja

Foto: Pixabay

Portugal foi o país mais galardoado na 14.ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra - Prémio CA Ovibeja, que recebeu 93 amostras provenientes de nove países, divulgou a organização.

Segundo os resultados divulgados pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, promotora do concurso em parceria com a Casa do Azeite, Portugal conquistou nove galardões, cinco deles medalhas e quatro menções honrosas.

Azeites portugueses ganharam duas das cinco categorias a concurso, nomeadamente a de Frutado Maduro, onde as empresas lusas Altas Quintas – Exploração Agrícola e Vinícola, SA e 4C Azeites, Unipessoal, Lda venceram as medalhas de ouro e prata, respetivamente.

Nesta mesma categoria, a medalha de bronze foi para um azeite de uma empresa israelita e foram ainda atribuídas três menções honrosas, uma delas a um azeite de uma oleícola espanhola e duas a empresas portuguesas (Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, Crl e Vidcavea – Azeites da Vidigueira, Lda).

A categoria de Frutado Ligeiro, também foi dominada por Portugal, com medalhas de ouro (Nutrifarms II Olives, SA), prata (Agrícola S. Bartolomé SA) e bronze (4C Azeites, Unipessoal, Lda), enquanto as duas menções honrosas tiveram como destino uma empresa israelita e a portuguesa e alentejana Esporão, SA.

Outra das categorias a concurso foi Frutado Verde Médio, na qual um azeite português obteve uma das três menções honrosas (CARM – Casa Agrícola Reboredo Madeira) – as outras duas foram para Espanha -, cabendo os prémios principais a Itália (ouro e bronze) e a Espanha (prata).

Na categoria de Frutado Verde Intenso, sem azeites lusos premiados, Itália conquistou o ouro e Espanha a prata e o bronze, assim como duas das menções honrosas, tendo a outra sido atribuída à Croácia.

Por último, na categoria para azeites do Hemisfério Sul, as medalhas de ouro e prata foram conquistadas pelo Brasil, pelas empresas Essenza Agroecológica, Lda e Vinícola Essenza, respetivamente.

Em termos de resultados globais do concurso, que distinguiu um total de 25 azeites, Espanha foi o segundo país mais galardoado (oito), com três azeites premiados e cinco menções honrosas, seguindo-se três prémios para Itália, dois para o Brasil, enquanto Israel obteve uma medalha e uma menção honrosa.

O júri, presidido por José Gouveia, reuniu-se nos passados dias 03 e 04 de abril para apreciar os azeites concorrentes, de acordo com a ACOS. As 93 amostras recebidas na edição deste ano do concurso foram submetidas por empresas produtoras de Portugal, Alemanha, Israel, Espanha, Grécia, França, Itália, Croácia e Brasil.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.