Voltar

Política

Autárquicas 2025/Beja: PS quer ser "oposição responsável" e diz não ao Beja Consegue!

Política

Autárquicas 2025/Beja: PS quer ser "oposição responsável" e diz não ao Beja Consegue!

Foto: Site do PS

A Concelhia de Beja do PS fez saber ontem, dia 22 de outubro, ao final do dia, na sua rede social, que não aceitou integrar o executivo municipal do Beja Consegue!. Na mesma publicação explica a decisão, com razões políticas e institucionais, frisando que a população deu vitória à coligação e que deve ser a mesma a governar. E acrescenta que há quatro anos foi feito o mesmo convite ao vereador Nuno Palma Ferro, que "recusou". Nesta comunicação não é identificado o(s) pelouro(s) propostos, mas sim assumida "total disponibilidade para o diálogo institucional para a colaboração em matérias que sirvam o interesse público e contribuam para o desenvolvimento do concelho de Beja".

É referido, igualmente, que houve duas reuniões do PS, uma na passada sexta-feira, dia 17 de outubro, e outra na segunda-feira desta semana, dia 20 de outubro, para analisar o convite efetuado, ou seja, "integrar o executivo municipal em permanência, com um vereador em regime de tempo inteiro". Neste contexto, a decisão que prevaleceu, é sublinhado, foi a de não aceitar.

Na publicação, no Facebook da Concelhia de Beja do PS, as justificações para a tomada de posição dizem, e passamos a citar:

«1. O resultado eleitoral das últimas autárquicas expressou, de forma inequívoca, a vontade dos bejenses. O Partido Socialista respeita plenamente essa decisão e entende que cabe à força política mais votada assumir, em plenitude, a responsabilidade de governar o concelho.

 2. Recorde-se que, há quatro anos, o Partido Socialista, então no exercício da governação municipal, convidou o Vereador Nuno Palma Ferro a assumir responsabilidades executivas — convite que foi recusado.

 3. Durante o último mandato, a coligação "Beja Consegue" e o referido Vereador exerceram uma oposição intensa e crítica, frequentemente colocando em causa a capacidade e a competência da gestão socialista.

Não obstante este percurso, o Partido Socialista reafirma a sua total disponibilidade para o diálogo institucional e para a colaboração em matérias que sirvam o interesse público e contribuam para o desenvolvimento do concelho de Beja.

O PS de Beja exercerá, nesta nova etapa, uma oposição responsável, construtiva e atenta, fiel aos valores democráticos e ao compromisso que estabeleceu com os munícipes, seus eleitores, do concelho de Beja.

O Partido Socialista apresentará propostas e tomará posição em função do mérito de cada decisão, apoiando todas as medidas que considere positivas para o concelho e para os seus cidadãos.

A decisão tomada foi comunicada ao Presidente eleito, Nuno Palma Ferro, num gesto de respeito institucional e de transparência política».



PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.