Voltar

Política

"Pré-triagem de acesso às urgência é ataque ao SNS no concelho e no distrito" - PCP

Política

"Pré-triagem de acesso às urgência é ataque ao SNS no concelho e no distrito" - PCP

Foto: Site PCP

"Não é um problema de agora, que surgiu do nada, mas sim de há vários anos, fruto da estratégia seguida pelos governos do PS e do PSD/CDS, cujo objetivo é degradar a prestação de cuidados médicos, reduzindo a capacidade de resposta dos serviços públicos de saúde, para em contrapartida transferirem mais de metade das verbas atribuídas à saúde pelo Orçamento de Estado para os grandes grupos privados", refere a nota de imprensa da Concelhia de Beja do Partido Comunista Português (PCP).

"Perante a falta de médicos de família e de médicos em especialidades hospitalares, o Governo opta por medidas desgarradas que não resolvem qualquer problema. A pré-triagem e a admissão no Serviço de Urgência apenas de doentes referenciados (como sucedeu recentemente no SU do Hospital José Joaquim Fernandes) não são soluções. O encerramento temporário de serviços de urgência, em particular de Obstetrícia e Pediatria (como tem sucedido várias vezes no Hospital José Joaquim Fernandes) não é solução.

O encerramento temporário de serviços de Urgência Básica (como sucedeu recentemente em Castro Verde) não é solução. Tal como não é solução o objetivo do Governo de enviar os doentes do Serviço Nacional de Saúde para os sectores privado e social, para diminuir as listas de espera; trata-se apenas de desviar recursos do sector público para o negócio privado da doença.

No nosso País não há falta de médicos. O défice de médicos existe apenas no Serviço Nacional de Saúde fundamentalmente porque as carreiras e os salários destes profissionais saúde, bem como dos enfermeiros e dos auxiliares, não são valorizados e o sector privado oferece melhores condições remuneratórias e melhores condições de trabalho.

A Comissão Concelhia de Beja do PCP denuncia todas estas situações que só prejudicam as populações e põem em risco o acesso aos cuidados de saúde, direito universal. O acesso a serviços públicos de saúde e de qualidade é uma garantia constitucional que o PCP tem defendido e vai continuar a defender.

A Comissão Concelhia de Beja do PCP entende que é possível melhorar e reforçar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde. É necessário garantir o seu financiamento adequado para melhorar as condições de trabalho dos seus profissionais e as condições de atendimento dos seus utentes. É preciso melhorar de um modo significativo as remunerações dos seus profissionais e criar carreiras estruturadas que permitam a progressão.

A Comissão Concelhia de Beja do PCP apela às populações e aos profissionais de saúde que prossigam a luta em defesa do Serviço Nacional de Saúde Público, Gratuito e de Qualidade, podem contar com o Partido Comunista Português na linha da frente dessa luta", pode ler-se no mesmo documento.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.