"Perante a falta de médicos de família e de médicos em especialidades hospitalares, o Governo opta por medidas desgarradas que não resolvem qualquer problema. A pré-triagem e a admissão no Serviço de Urgência apenas de doentes referenciados (como sucedeu recentemente no SU do Hospital José Joaquim Fernandes) não são soluções. O encerramento temporário de serviços de urgência, em particular de Obstetrícia e Pediatria (como tem sucedido várias vezes no Hospital José Joaquim Fernandes) não é solução.
O encerramento temporário de serviços de Urgência Básica (como sucedeu recentemente em Castro Verde) não é solução. Tal como não é solução o objetivo do Governo de enviar os doentes do Serviço Nacional de Saúde para os sectores privado e social, para diminuir as listas de espera; trata-se apenas de desviar recursos do sector público para o negócio privado da doença.
No nosso País não há falta de médicos. O défice de médicos existe apenas no Serviço Nacional de Saúde fundamentalmente porque as carreiras e os salários destes profissionais saúde, bem como dos enfermeiros e dos auxiliares, não são valorizados e o sector privado oferece melhores condições remuneratórias e melhores condições de trabalho.
A Comissão Concelhia de Beja do PCP denuncia todas estas situações que só prejudicam as populações e põem em risco o acesso aos cuidados de saúde, direito universal. O acesso a serviços públicos de saúde e de qualidade é uma garantia constitucional que o PCP tem defendido e vai continuar a defender.
A Comissão Concelhia de Beja do PCP entende que é possível melhorar e reforçar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde. É necessário garantir o seu financiamento adequado para melhorar as condições de trabalho dos seus profissionais e as condições de atendimento dos seus utentes. É preciso melhorar de um modo significativo as remunerações dos seus profissionais e criar carreiras estruturadas que permitam a progressão.
A Comissão Concelhia de Beja do PCP apela às populações e aos profissionais de saúde que prossigam a luta em defesa do Serviço Nacional de Saúde Público, Gratuito e de Qualidade, podem contar com o Partido Comunista Português na linha da frente dessa luta", pode ler-se no mesmo documento.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com