De acordo com a CNE, quaisquer votos expressos nessas candidaturas serão considerados nulos.
O processo de produção dos boletins teve de ser iniciado antes de existirem decisões finais sobre todas as candidaturas, de forma a garantir que os boletins estivessem disponíveis atempadamente, nomeadamente para o voto antecipado. Por esse motivo, os documentos já impressos incluem candidatos que entretanto foram excluídos pelo Tribunal Constitucional, embora ainda exista a possibilidade de recurso dessas decisões para o plenário daquele órgão.
A Comissão Nacional de Eleições admite que possam surgir reclamações quanto à presença dessas candidaturas nos boletins, mas sublinha que os prazos legais não permitem qualquer alteração. Situações semelhantes já se verificaram em atos eleitorais anteriores, incluindo eleições autárquicas e legislativas, em que constaram nos boletins candidaturas que acabaram por ser excluídas em determinados círculos eleitorais.
Sempre que exista uma decisão definitiva de exclusão, qualquer voto atribuído a essa candidatura será contabilizado como voto nulo. A CNE pondera ainda alertar os eleitores para esta realidade, recomendando que a informação seja afixada à porta das secções de voto.
Entretanto, a candidatura presidencial de António José Seguro manifestou críticas à inclusão nos boletins de voto de candidatos excluídos pelo Tribunal Constitucional, considerando que a situação pode induzir os eleitores em erro, não estando afastada a hipótese de contestação da decisão administrativa.
O Tribunal Constitucional anunciou recentemente a não admissão das candidaturas de Joana Amaral Dias, Ricardo Sousa e José Cardoso, por não terem sido corrigidas, dentro do prazo legal, as irregularidades identificadas. Dias antes, o mesmo tribunal tinha informado que 11 candidaturas tinham sido admitidas, enquanto estas três tinham sido notificadas para suprirem falhas num prazo de dois dias, o que não veio a acontecer.
Desta forma, estão confirmados 11 candidatos às eleições presidenciais: Gouveia e Melo, Marques Mendes, António Filipe, Catarina Martins, António José Seguro, Humberto Correia, André Pestana, Jorge Pinto, Cotrim Figueiredo, André Ventura e Manuel João Vieira.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com