Voltar

Atualidade

Projeto Zinco vai arrancar na mina de Neves-Corvo

Atualidade

Projeto Zinco vai arrancar na mina de Neves-Corvo

O projeto de expansão do zinco (ZEP) nas minas de Neves-Corvo, em Castro Verde, avaliado em 360 milhões de euros, vai entrar em produção no primeiro semestre deste ano, revelou o administrador-delegado da empresa concessionária.

De acordo com o administrador-delegado da Somincor, António Salvador, o plano da empresa “contempla o início da produção alargada de zinco na primeira metade do ano”, tendo “o primeiro trimestre como referência”. A produção de Zinco em Neves-Corvo, este ano, “deverá ficar entre 110.000 e 120.000 toneladas”, estimando-se ainda uma produção de 33.000 a 38.000 toneladas de cobre.

Para António Salvador este projeto “é fundamental para a sustentabilidade futura de Neves-Corvo”, não só porque “permitiu à Somincor construir novas infraestruturas”, como vai também “incrementar a produção de zinco” e “potenciar novas áreas de produção subterrâneas”.

O projeto ZEP em Neves-Corvo foi anunciado pela Lundin Mining em abril de 2017, mas acabou adiado no início de 2018, devido às “perturbações laborais” ocorridas em Neves-Corvo no trimestre anterior.

O investimento acabou por ser retomado em março de 2018, sendo suspenso dois anos depois, em março de 2020, com o surgimento da pandemia de covid-19.

Os trabalhos foram retomados em janeiro de 2021 e estão agora na fase final.

A par da entrada em funcionamento deste projeto, a Somincor pretende continuar, este ano, com “a prospeção de minérios de cobre e zinco” nas áreas de concessão onde detém atualmente “direitos de mineração, exploração e investigação”.

Nesse âmbito, o programa de sondagens da Somincor em 2022 prevê, “entre o subsolo e a superfície”, um total combinado “de cerca de 70 quilómetros de perfuração”, num investimento estimado “em cerca de 10 milhões de euros”, revelou António Salvador.

 Radio Voz da Planície/Lusa


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.