Voltar

Política

PS reclama esclarecimentos do Governo

Política

PS reclama esclarecimentos do Governo

Foto: ps

A Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista reagiu aos esclarecimentos prestados pelo Governo sobre o financiamento do projecto de modernização, requalificação e electrificação da Linha do Alentejo, considerando que estes surgem na sequência da denúncia pública da retirada de 60 milhões de euros do Programa Alentejo 2030, verba que havia sido alocada pelo anterior Governo do PS à electrificação do troço Casa Branca–Beja.

Em comunicado, a Federação do PS refere que a situação foi inicialmente denunciada por autarcas socialistas da região, através da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, em articulação com a estrutura federativa do partido. Segundo o PS, a retirada da verba ocorreu no âmbito de um processo de reprogramação de fundos comunitários geridos pela CCDR Alentejo, sob tutela do Ministério do Planeamento e da Coesão.

Na sequência da repercussão pública do caso, o Governo realizou uma visita oficial a Beja, com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. Durante a visita, foram prestados esclarecimentos sobre o futuro financiamento da intervenção ferroviária.

De acordo com o Partido Socialista, o projecto deixou de ter financiamento assegurado no âmbito do Programa Alentejo 2030, passando a depender de uma eventual inscrição num Programa Operacional Responsável. A ministra admitiu ainda a possibilidade de financiamento através do Orçamento do Estado, caso essa inscrição não se concretize.

A Federação do Baixo Alentejo do PS sublinha que continuará a acompanhar o processo e a exigir garantias quanto à concretização do investimento na Linha do Alentejo.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.