Voltar

Atualidade

Raça Bovina Garvonesa na Feira de Garvão

Atualidade

Raça Bovina Garvonesa na Feira de Garvão

A raça autóctone alentejana, que até ao ano 2000 esteve em vias de extinção, a Bovina Garvonesa, pode ser apreciada por estes dias na Feira de Garvão que decorre até amanhã, no concelho de Ourique. Desde há muito que a raça Garvonesa é referenciada nas muitas contribuições para o conhecimento dos bovinos portugueses. Tendo o seu nome associado à feira de Garvão.

Hoje, os rebanhos de raça garvonesa distribuem-se principalmente pelos concelhos de Santiago do Cacém, Odemira, Ourique e Castro Verde, Almodôvar, Barrancos, Vila Nova de S. Bento e Alcáçovas.

Atualmente, embora o sistema de exploração seja extensivo e com base no pastoreio de recursos naturais, a maioria dos criadores recorre a pastagens semeadas e à suplementação dos efetivos com fenos, cereais e alimentos concentrados nas épocas de maior escassez de pastos.

Ainda com um censo atual que a enquadra no grupo de raças muito ameaçadas, os esforços conjuntos da Associação de Agricultores do Campo Branco e do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina iniciados em 1994 e orientados para a conservação, têm vindo a resultar num aumento gradual dos efetivos de bovinos garvoneses sobretudo por criadores sensíveis à necessidade de preservação de um património genético singular. 

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.