Voltar

Política

Aprovado revisão do Plano Diretor Municipal de Castro Verde

Política

Aprovado revisão do Plano Diretor Municipal de Castro Verde

Foto: CIMBAL

A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou esta segunda-feira, dia 12 de maio, em sessão extraordinária, a Revisão do Plano Diretor Municipal de Castro Verde.

«O documento agora aprovado já tinha sido submetido à apreciação da Câmara Municipal, em Sessão Pública Extraordinária de 6 de maio, e representa o culminar de um longo processo iniciado em 2020, que passou por várias etapas necessárias em termos legais, e que aguarda publicação em Diário da República.

António José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, considera que, apesar da complexidade e morosidade deste processo, este era "um passo fundamental" para o desenvolvimento e planeamento do futuro do concelho, assente numa "visão mais coerente do território".

"Este documento acolhe um conjunto de correções que tornam o documento mais eficaz no planeamento territorial. O processo foi muito exigente e demorado, mas acreditamos que Castro Verde fica agora com uma 'bíblia' para o território, verdadeiramente alinhada com os desafios contemporâneos do nosso concelho", afirma.

O processo de Revisão do PDM de Castro Verde constituiu ainda, na visão do autarca castrense, uma oportunidade para pensar no território do concelho "a longo prazo, de forma integrada e global", face ao contexto atual e a um PDM que estava em vigor há mais de 30 anos.

"O anterior documento é de 1993. Foi uma ferramenta importante e com uma visão capaz de tornar Castro Verde naquilo que é hoje, sobretudo na valorização do plano ambiental e na preservação do território. Contudo, era um documento desatualizado e incapaz de dar respostas rápidas e mais rigorosas. Vivemos hoje na era digital, muito diferente dos que se vivia no início da década de 1990. Esta revisão e criação de um documento de 2ª geração é fundamental para dar respostas aos desafios do século XXI", sublinha.

Para António José Brito, o novo PDM de Castro Verde "espelha bem os valores da sustentabilidade e a capacidade de integrar, não só as questões demográficas, sociais, energéticas e económicas, mas também ambientais". E apresenta um conjunto de "novas estratégias e instrumentos de gestão territorial" que possibilitam responder às necessidades dos vários atores e preparar o concelho para os desafios do futuro.

"O novo PDM de Castro Verde é mais coerente, transparente e ambientalmente sustentável. Por outro lado, assume os desafios mais exigentes do próximo futuro, seja no que respeita à adaptação às alterações climáticas, seja na gestão muito mais eficiente num território que está classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO", conclui», refere o documento enviado à nossa redação.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.