Voltar

Agricultura balanço 2021

Rui Garrido: "foi um ano de muita azeitona"

Agricultura balanço 2021

Rui Garrido: "foi um ano de muita azeitona"


Hoje é Rui Garrido, presidente da ACOS, quem faz um balanço do ano de 2021 no que diz respeito à agricultura. Perspetiva um 2022 em que soluções sejam criadas para resolver os problemas que assolam o setor, principalmente no que diz respeito aos cereais e olival. 

Começa por referir que foi um mau ano agrícola no que respeita a cultura dos cereais, considerando também a questão da seca. A pandemia não teve tanto impacto negativo como em 2020, mas teve reflexos importantes em alguns setores onde houve uma "retração de consumo", levando à "quebra de rentabilidade" no setor dos laticínios e leitões.

O presidente da ACOS, sublinha que, face aos aumentos dos custos de produção, espera que em 2022 os agricultores sejam "devidamente compensados". Espera igualmente que, com “uma nova equipa ministerial” a governar Portugal, referindo-se às legislativas que se aproximam, que se possam resolver problemas que até à data não se viram resolvidos. 

Aproveitando para abordar algumas questões sobre o olival, Rui Garrido refere que, o Governo solicitou um estudo, coordenado pela EDIA, sobre a sustentabilidade do olival na zona do Empreendimento Fins Múltiplos Alqueva, que se encontra concluído e divulgado há mais de um ano, porém a ministra da Agricultura “nunca ligou a este estudo”, acusando-a de “não ouvir” os agricultores. 

Ainda sobre o olival, apela a que haja abertura para se construir mais unidades de tratamento dos bagaços, tendo em conta que os problemas que já se revelaram este ano, relativamente ao limite de capacidade dessas mesmas unidades e à maior necessidade de armazenamento, irão permanecer no futuro. 

Termina, realçando que, apesar de em 2021 a ACOS ter conseguido concretizar uma Ovibeja virtual, adaptando-se à realidade de pandemia, este ano querem fazer “à boa maneira antiga”, nos formatos habituais. 


 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.