Voltar

Agricultura

Seca: produção alimentar ameaçada e Portugal pede medidas estruturais a Bruxelas

Agricultura

Seca: produção alimentar ameaçada e Portugal pede medidas estruturais a Bruxelas

A ministra da Agricultura assegurou que a produção alimentar está ameaçada em vários Estados-membros, inclusive Portugal, e anunciou que vai pedir a Bruxelas medidas estruturais para combater a seca.

No passado dia 8, o Ministério reconheceu a situação de seca severa e extrema em cerca de 40 por cento do território nacional, acrescentando que a adoção de um conjunto de medidas está sempre dependente da “luz verde” de Bruxelas.

De acordo com o índice "PDSI – Palmer Drought Severity Index", citado pelo Governo, no final de abril, verificaram-se 40 municípios na classe de seca severa e 27 em seca extrema, o que corresponde a cerca de 40 por cento do território.

Para isto contribuíram as temperaturas “acima do normal”, as ondas de calor e a reduzida precipitação em março e abril.

Maria do Céu Antunes sublinhou que, em Portugal, as pastagens estão “completamente nuas”, levando os agricultores a ter que comprar alimentos para os animais, cujos preços têm vindo a aumentar.

“Temos que trabalhar em conjunto para ter medidas concretas que auxiliem, de imediato, os nossos agricultores e não desvirtuem o nosso mercado interno”, assinalou.

A titular da pasta da Agricultura e da Alimentação precisou que o que está em causa é a mobilização extraordinária da reserva agrícola (antiga reserva de crise), notando que a Comissão Europeia tem a intenção de utilizar este mecanismo para ajudar os Estados-membros que fazem fronteira com a Ucrânia a resolver o problema no mercado dos cereais.

Contudo, Portugal, à semelhança de outros Estados-membros, defendeu que isto não é suficiente porque existem outros problemas em cima da mesa, em particular, a seca.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.