Reagindo a este anúncio do primeiro-ministro, Luís Montenegro, o candidato presidencial António José Seguro, apoiado pelo PS, disse que as medidas anunciadas “vão na direção certa”, defendendo que o importante é que cheguem rapidamente e sem burocracia às pessoas e empresas.
“Em primeiro lugar, parece-me que as medidas que hoje o primeiro-ministro anunciou vão na direção certa. O que é importante é que cheguem o mais rapidamente às pessoas, às empresas e às famílias que estão em dificuldades. Nós conhecemos a tradicional burocracia do Estado, não pode haver burocracia aqui”, respondeu Seguro aos jornalistas, no final de um comício em Gouveia, no distrito da Guarda.
O candidato mais votado na primeira volta das presidenciais recordou que “as pessoas estão a viver um momento de aflição”.
Por seu lado, o candidato presidencial André Ventura afirmou que a resposta e o programa de apoios do Governo para as zonas afetadas pela intempérie é um “falhanço em toda a linha”, acusando o executivo de “gozar com as pessoas”, quer no trabalho de prevenção, quer na demora para a mobilização de militares, quer nos apoios.
Além disso, e em dia de voto antecipado, António José Seguro avisou ainda que "quanto mais votos tiver, mais força política tem para fazer com que os partidos, o Governo e o parlamento façam aquilo que devem, que é contribuir, dentro daquilo que são os seus projetos, para resolver os problemas dos portugueses".
Rejeitando traçar uma meta concreta em termos de percentagem de votos, o candidato pediu apenas "o maior número" possível.
E, quanto a votos, o ex-secretário-geral do PS recebeu hoje o apoio do antigo presidente da Assembleia da República e presidente honorário do PSD/Açores, Mota Amaral, e do antigo vice-presidente do CDS-PP António Pires de Lima.
Já André Ventura confessou que, neste momento, a sua preocupação não são os votos, mas que as pessoas afetadas pelo mau tempo tenham teto, comida, água e luz.
“Os votos ficarão para depois, agora nós temos que garantir às pessoas os bens essenciais”, defendeu.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com