Na apresentação das Jornadas Medievais de Cortegana deste ano estiveram a vice-presidente da Câmara Municipal de Serpa, Odete Borralho, e a alcaldesa de Cortegana, María del Mar Martín, reiterando "a vontade de serem reforçados os laços de cooperação e amizade entre os dois territórios".
Odete Borralho sublinhou que “Serpa e Cortegana partilham um território comum, com tradições, história e um património que nos une” e que tem "orgulho em acolher uma vila com forte ligação a feiras e recriações históricas”.
María del Mar Martín reforçou que esta iniciativa representa "o grande evento cultural da Andaluzia, o orgulho de um povo que soube preservar a ligação ao seu passado" e que “Filhos do Vento é o espírito que nos acompanha e o cavalo medieval, símbolo desta edição, representa a força, a nobreza e a liberdade da nossa história”.
Do programa desta conferência fez parte, igualmente, a revelação do cartaz da edição deste ano, de Alberto Moreno, que "retrata um cavalo medieval diante do Castelo de Sancho IV — epicentro das comemorações".
O programa das Jornadas Medievais de Cortegana 2025, que se realizam de 7 a 10 de agosto, sugere, entre outros aspetos, recriações históricas, animação de rua, o Festival Internacional Sierra Celta e a jornada académica "Cabalgando el Tiempo".
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com