Voltar

Política

Serpa: Câmara diz que Governo dá mais de 3 milhões de euros para construção da Escola Secundária

Política

Serpa: Câmara diz que Governo dá mais de 3 milhões de euros para construção da Escola Secundária

“Treze anos depois de a Escola Secundária de Serpa ter sido sinalizada e oito depois de ter estado incluída nas intervenções definidas pela quarta fase da Parque Escolar (em 2008 e 2013, respetivamente), finalmente há uma viragem, com o Governo a anunciar, oficialmente, um montante realista para esta intervenção, ou seja cerca de 3 milhões e 400 mil euros”, revela a autarquia, dizendo que aguarda agendamento de reunião para acertar pormenores.

“O valor foi avançado através do despacho 3127/A de 23 de março de 2021, numa altura em que a autarquia aguarda, desde janeiro, uma resposta oficial do Governo, relativa a uma proposta de alteração ao acordo de colaboração”, é ainda frisado.

Na nota de imprensa é recordado que a Câmara “sempre esteve disponível para ser parte da solução, posição que aliás assumiu ao confirmar que aceitaria ser a entidade promotora de uma candidatura, a 22 de fevereiro de 2017” e acrescenta que este desfecho demonstra que “a luta do Município deu frutos e neste momento o Governo avança com um montante mais perto das reais necessidades para a intervenção, algo que até hoje ainda não tinha” sido feito.

“O processo que envolve a obra da Escola Secundária de Serpa tem vindo a mostrar que, caso a autarquia e a comunidade educativa não fizessem pressão junto das entidades competentes, esta, certamente estaria no esquecimento” e acrescenta que “como sempre”, a Câmara defende tratar-se de “uma obra urgente, uma vez que o equipamento escolar está muito degradado, sem o mínimo de condições para a comunidade educativa que o ocupa.”

“A postura do Ministério da Educação tem sido, desde há anos a esta parte, a de passar a «batata quente» para a autarquia, demitindo-se das suas responsabilidades. Neste momento e tendo em conta que a postura do Governo se alterou, tendo já apresentado um montante realista para a intervenção (recordamos que no início do processo a proposta era inferior a um milhão de euros), a autarquia mantém a sua posição de que está disponível para fazer parte da solução, tendo já dado passos na sua concretização, nomeadamente com a assunção da execução do projeto para a obra”, é, igualmente, sublinhado no documento enviado à nossa redação.

Aguarda contudo, a Câmara de Serpa o agendamento de reunião com o Ministério para acertar pormenores.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.