Voltar

Política

Serpa quer respostas do governo sobre Contrato Local de Segurança

Política

Serpa quer respostas do governo sobre Contrato Local de Segurança

A Câmara de Serpa enviou uma comunicação ao Ministério da Administração Interna (MAI) sobre a continuidade do Contrato Local de Segurança, ainda em vigor. Teme "o aumento substancial de migrantes no concelho na próxima campanha de apanha de azeitona" e quer "prevenir as questões de segurança na permanência destas pessoas no território".

O Município de Serpa pretende “conhecer as estratégias traçadas pelo Governo, no sentido do sucesso e proteção de imigrantes em território nacional, uma vez que o concelho acolhe, sazonalmente, centenas de pessoas nestas circunstâncias que vêm trabalhar na agricultura.”

"São aguardados muitos migrantes em mais uma campanha de apanha de azeitona, que se aproxima, neste concelho e a autarquia quer prevenir situações que possam colocar em risco a permanência em segurança destas pessoas", sublinha a vereadora da Câmara de Serpa Odete Borralho.

Odete Borralho recorda que a “última reunião mantida com um representante do MAI, e na qual foram expressas as preocupações da autarquia relativas à chegada de inúmeros cidadãos estrangeiros, realizou-se há um ano, em junho de 2021,” e que “desde então, nenhuma medida ou contacto foi realizado por parte da tutela com o município".

“A eficácia do Contrato Local de Segurança de Serpa tem sido continuamente questionada pelos parceiros e a ausência de respostas motiva este novo questionamento em relação à continuidade destes protocolos e quais as medidas previstas para a resolução das dificuldades sentidas”, esclarece o comunicado da Câmara Municipal.

"Paralelamente, e tendo em conta que no início de abril passado findou o projeto financiado pelo POISE, Ser(pa) + Cidadão, Ser, Participar e Construir Identidades, o concelho deixou, ainda, de poder contar com a mediadora para a comunidade migrante,. Isto quer dizer que neste momento o apoio é prestado pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Serpa (Claim), que não possui recursos suficientes face ao movimento migratório esperado", deixa claro, ainda, o documento da autarquia. É referido, igualmente, que esta questão foi colocada ao governo.



PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.