Voltar

Sociedade

Trabalhadores das Finanças em protesto. Paragens parciais do serviço previstas (Vídeo)

Sociedade

Trabalhadores das Finanças em protesto. Paragens parciais do serviço previstas (Vídeo)

Os trabalhadores do Serviço de Finanças de Beja realizaram hoje, dia 21, a partir das 09h00, um protesto frente às instalações, na capital de distrito. Os serviços de Finanças de Vidigueira, Cuba e Castro Verde estão encerrados.

O protesto consiste, igualmente, na paragem parcial do serviço, prevendo-se constrangimentos no atendimento em Beja.

A concentração decorre do protesto nacional em curso promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), contra o colapso da Autoridade Tributária e Aduaneira e que reivindica a dignificação profissional dos trabalhadores que se encontram com um regime de carreiras por regulamentar há mais de dois anos, o que entre outros problemas, os impede de progredir na carreira que neste momento é uma carreira a 90 anos, frisou à Voz da Planície Ana Gamboa, a presidente desta estrutura sindical.

Manuel Monge, presidente da distrital de Beja deste Sindicato, avançou, também em declarações à nossa Rádio, que os serviços de finanças de Vidigueira, Cuba e Castro Verde estão encerrados. Esclareceu que este protesto "tem como principal objetivo, no caso do distrito, contestar a política de recursos humanos desenvolvida". E foi neste contexto que alertou para o facto de "nos próximos três anos estar prevista a saída de muitos trabalhadores em idade de reforma, situação que vai afetar os serviços com poucos funcionários".

De acordo com o balanço social de 2021, o último a ser produzido, assegura o STI, 10 782 é o número de trabalhadores na Autoridade Tributária, destes, três mil e 776 têm mais de 60 anos, ou seja, hoje representam, pelo menos, mais de 35 por cento do seu efetivo.

O sindicato sublinha que os trabalhadores estão insatisfeitos com a crescente “degradação no funcionamento dos serviços, com a saída de milhares de efetivos para a aposentação e com a execução de medidas que aparentam querer esvaziar as funções essenciais e de autoridade e que complicam procedimentos, prejudicando também os contribuintes”. 

“Além da paralisação e protesto, estão a ser realizadas ações de sensibilização junto dos cidadãos e a realização de rastreios cardiovasculares aos trabalhadores, de alerta para os riscos a que estes estão sujeitos devido à sobrecarga com que se trabalha e para a falta de Medicina no Trabalho, numa chamada de atenção para a necessidade de valorizar e dignificar as funções que desempenham”, frisa, também, o comunicado.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.