Voltar

Atualidade

Transporte gratuito para o Parque Fluvial podia ter sido implementado há mais tempo - CDU

Atualidade

Transporte gratuito para o Parque Fluvial podia ter sido implementado há mais tempo - CDU


Vereadores da CDU da Câmara de Beja consideram que transporte gratuito devia ter sido implementado no início da época balnear e demonstram preocupação com avaria na auto escada dos Bombeiros de Beja.


Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Beja, dizem em comunicado, que sugeriram em reunião de Câmara que fosse implementado um serviço de transporte gratuito entre a cidade de Beja e o Parque Fluvial dos Cinco Reis, no passado dia 13 de julho, não tendo conhecimento que o executivo da Câmara de Beja já estaria a preparar esta solução e que a mesma estava prestes a ser implementada.

Esta proposta surgiu como resposta aos atrasos na conclusão das obras de beneficiação da Piscina Municipal descoberta, com o objetivo de proporcionar aos munícipes uma solução que permitisse “o usufruto da alternativa que o Parque Fluvial dos Cinco Reis representa”.

Fátima Estanque, vereadora da CDU, diz que esta medida já podia estar implementada, uma vez que a época balnear começou a 15 de junho e desde essa data que os vereadores “estranham” não haver solução para os munícipes, considerando também o atraso na empreitada de reabilitação nas piscina municipal.

Dizem também, os vereadores da CDU, que este equipamento (Parque Fluvial dos Cinco Reis) foi aberto "sem a garantia de um acesso condigno e que se mantém até hoje", sugerindo à Câmara de Beja que “ultrapasse tal situação encontrando uma solução excecional para um problema excecional, que obriga utentes a percorrer caminhos de terra batida em muito mau estado alguns quilómetros”.

Ainda no comunicado, os vereadores chamam a atenção para outra preocupação: a autoescada da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Beja que necessita de arranjo, cujo montante, na ordem dos 60 mil euros, a corporação não tem capacidade de suportar.

Face a esta situação, os vereadores da CDU, “continuando a exigir e a reivindicar que o Estado assuma as suas responsabilidades nesta matéria”, propõem que a Câmara de Beja “se solidarize e junte a sua voz a esta reivindicação urgente junto do governo”.

Contactado para esclarecer estas matérias, Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, começa por explicar que, relativamente aos transportes para o Parque Fluvial dos Cinco Reis, a medida foi implementada quando foi possível, tendo os procedimentos para esta medida sido concertados nas últimas semanas.

Quanto às obras nas piscinas municipais da cidade, Paulo Arsénio refere que poderá entrar em funcionamento no final do verão ou início do próximo. Neste momento, ainda faltam materiais importantes para concluir a obra, e após concluída a empreitada, ainda será necessário obter certificação do espaço através de uma vistoria da responsabilidade da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Sobre a questão da autoescada dos Bombeiros de Beja, Paulo Arsénio afirma que a Câmara de Beja fará a sua parte, assumindo grande parte da reparação, porém considera que, tendo em conta que outros municípios usufruem do equipamento, não poderá suportar os custos na totalidade e terá de se criar uma solução com todos os municípios do distrito, no âmbito da CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.