Voltar

Sociedade Agência Espacial Portuguesa

Trinta jovens embarcam em setembro de Beja num voo que simula ausência de gravidade

Sociedade Agência Espacial Portuguesa

Trinta jovens embarcam em setembro de Beja num voo que simula ausência de gravidade


Trinta jovens embarcam a três de setembro num voo parabólico, que simula as condições de ausência de gravidade do espaço, com partida da base aérea militar de Beja, numa iniciativa da agência espacial portuguesa PT Space, foi hoje anunciado.

A iniciativa, que se repete este ano após um voo inaugural em 16 de setembro de 2022, o primeiro em Portugal, também com 30 adolescentes, destina-se a estudantes do ensino básico e secundário.

Os novos finalistas - 20 rapazes e 10 raparigas - foram selecionados após quatro meses de provas eliminatórias, indicou hoje em comunicado a PT Space, que promove a iniciativa "Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia".

Os adolescentes, que vão experimentar no espaço aéreo português a sensação de ausência de gravidade sentida pelos astronautas na órbita da Terra, ou mesmo a sensação da gravidade da Lua e de Marte, seguirão a bordo de um avião Airbus adaptado e operado pela empresa francesa Novespace, que realiza anualmente vários voos parabólicos para fins científicos ou comerciais.

Nestes voos, a simulação do efeito de "gravidade zero" ou gravidade lunar e marciana é gerada pelas parábolas que o avião descreve no ar.

À segunda edição da "Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia" candidataram-se 552 jovens.

As provas eliminatórias, que mimetizam à nanoescala o processo de seleção de um astronauta, avaliaram várias competências dos candidatos, como criatividade, perceção espacial, memória, aptidões físicas e capacidades de comunicação.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.