Voltar

Atualidade

VIII festival Beja Romana de 26 a 28 de maio na Praça da República

Atualidade

VIII festival Beja Romana de 26 a 28 de maio na Praça da República

Música, animação, cortejo, mercado, acepipes, oficinas, exposições, espetáculos, conferências, visitas guiadas e concursos são algumas das propostas que compõem o festival Beja Romana, que começa amanhã, 26 de maio, e que vai até domingo, dia 28. A Praça da República é o epicentro das festividades.

"Promover a relação da comunidade com o seu passado como forma de estimular o sentimento de pertença, fomentando o conhecimento da história e do património de Beja no período romano", são objetivos desta iniciativa, que junta "os dois agrupamentos de escolas da cidade, associações e muitas entidades nestes três dias de realização", sublinha Paulo Arsénio, presidente da Câmara.

Paulo Arsénio assegura que "as expetativas para a edição deste ano são boas" e que "é uma Beja Romana bem preparada". Deixa, contudo, a indicação de que "pode acontecer, devido às condições climatéricas previstas para sábado, dia 27, ter que ser sacrificada uma parte do programa desse dia". O presidente da Câmara explica que - "dada a envolvência das escolas e do avanço na montagem e organização da iniciativa - mudar a data não seria possível e cancelar também não". Neste contexto avança-se para "uma realização em que já se sabe que o sábado vai ser um dia complicado e que será possível, contudo, garantir dois bons dias, ou seja, a sexta e o domingo".

"Pax Julia era a capital de um dos três conventus iuridicus (circunscrições territoriais jurídico-administrativas em que se subdividiam as províncias) que existiam no atual território português, a única a Sul do Tejo. Era a cidade com o estatuto administrativo e jurídico mais importante na região. Os vestígios arqueológicos encontrados por toda a cidade, particularmente abundantes no que se refere à cidade romana, confirmam a grandeza e imponência que Pax Julia deve ter possuído, consonante com o estatuto que tinha", recorda a autarquia.

Este ano, a Câmara destaca os cinco eixos “estratégicos” nos quais vai incidir esta realização, nomeadamente “a educação para o património, a promoção de atividades produtivas contemporâneas inspiradas no passado romano, a promoção do conhecimento científico, o desenvolvimento de um programa de animação inspirado no passado histórico de Pax Julia e a valorização da oferta gastronómica de base mediterrânica.”

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.