Voltar

Atualidade

Vila Nova de Milfontes recebe ações de educação ambiental

Atualidade

Vila Nova de Milfontes recebe ações de educação ambiental

Hoje o Município de Odemira promove ações de educação ambiental sobre charcos temporários e flora nativa, em Vila Nova de Milfontes. 

Sobre conhecer os charcos temporários, o Município vai promover uma visita ao Centro Interpretativo dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano, localizado junto à Praia do Malhão, na Freguesia de Vila Nova de Milfontes. 

De acordo com comunicado, a iniciativa será dinamizada por Cristina Baião, da Universidade de Évora e está integrada no Programa Bandeira Azul 2022, que promove este ano o tema “Recuperação de Ecossistemas”. 

Estes charcos são um “habitat natural muito ameaçado, devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural, sendo na Costa Sudoeste que se encontram alguns dos principais núcleos de charcos temporários a nível nacional”, sublinha a autarquia. 

“A intensificação da agricultura industrializada e plantas invasoras constituem fatores de declínio deste habitat”, o município refere também que “a flora e fauna que ocorrem nos Charcos Temporários são muito específicas e adaptadas à alternância de condições extremas, de encharcamento ou secura, de acordo com a altura do ano”.  

Também no âmbito do Programa Bandeira Azul, neste sábado, entre as 14h30 e as 18h15, vai ser dinamizada em Vila Nova de Milfontes, na zona do Portinho de Pesca do Canal, a ação de educação ambiental “Vamos proteger a flora nativa?”, sobre flora nativa e a flora invasora, com vista à sensibilização para o problema das invasões biológicas. 

Esta atividade resulta de uma parceria entre o Município de Odemira, o Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Odemira e Associação Rota Vicentina. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.