Voltar

Atualidade

“Violência (doméstica)”: vencedoras do título de Palavra do Ano de 2019

Atualidade

“Violência (doméstica)”: vencedoras do título de Palavra do Ano de 2019

«“Violência (doméstica)” foram as palavras vencedoras do título de Palavra do Ano de 2019, recolhendo 27,7% dos mais de 20.000 votos registados», divulgou, na passada semana, a Porto Editora. 

A escolha é justificada "em consequência dos inúmeros casos que foram sendo conhecidos ao longo do ano e que, infelizmente, resultaram em vítimas mortais - de acordo com notícias recentes, foram 35 mulheres, homens e crianças assassinadas em Portugal no contexto de violência doméstica só no ano passado".

«Em segundo lugar, a apenas uma décima de distância ficou a palavra “sustentabilidade”, que liderou a votação desde o início e até praticamente o final da votação.»

Recorde-se que a iniciativa Palavra do Ano, promovida pela Porto Editora, teve a sua primeira edição em 2009, quando foi escolhido o termo "esmiuçar". Esta é uma iniciativa que tem como propósito “sublinhar o poder das palavras, refletindo o quotidiano da sociedade portuguesa em cada ano, os factos, os hábitos, os acontecimentos, as tendências e as preocupações coletivas".

“Esmiuçar” foi a palavra de 2009. No ano seguinte ganhou “vuvuzela”. Em 2011, a vencedora foi “austeridade”. Em 2012 foi “entroikado”. 2013 elegeu “bombeiro”. 2014, a palavra “corrupção”. “Refugiado” foi a palavra de 2015. “Geringonça” foi a de 2016. “incêndios” a de 2017 e a de 2018 foi “enfermeiro”.


Nota: Fotografia da Elle Portugal.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.