Voltar

Alentejo é a região que tem mais mulheres com cancro da mama

Alentejo é a região que tem mais mulheres com cancro da mama


Os rastreios ao cancro da mama, realizados pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, de Norte a Sul do País, à excepção do Algarve, têm revelado que o Alentejo é a região em que se encontram mais casos diagnosticados, avança o portal Notícias ao Minuto.

Sérgio Barroso, coordenador da Região Alentejo para as doenças oncológicas, disse à Voz da Planície que a população não tem razão para ficar alarmada, porque não existe nenhum factor no Alentejo que leve a uma maior incidência do cancro da mama. Explicou contudo, que este aumento relativo de incidência tem a ver com a idade da população e que não tem assim tanta certeza que o Alentejo tenha muitos mais casos do que outras regiões do País.

De acordo com o representante da Liga, Vítor Rodrigues, a dificuldade de acesso aos exames pode ser uma das explicações para os resultados obtidos no alentejo. Sérgio Barroso não partilha desta opinião e assegura mesmo, que o Alentejo é a região do País onde o rastreio é feito há mais tempo e que o mesmo funciona bem, advertindo para o facto, da população aceder ao mesmo e fazer nas idades recomendadas os respectivos exames, lembrando que uma detecção precoce aumenta as probabilidades de cura.

Fazer o rastreio nas idades recomendadas, assim como exames ginecológicos anuais, que incluam a vigilância da mama, são necessários e ajudam a prevenir, mas a mulher também deve dirigir-se ao seu médico de família sempre que encontrar algo fora do comum, lembrou também Sérgio Barroso.

Sérgio Barroso recordou ainda, a importância que a auto apalpação tem para a detecção de sintomas anómalos, assim como o facto deste exame não se substituir à mamografia.

Pediu igualmente atenção a todos os sintomas relacionados com a alteração da cor da pele, espessura e retracção da mesma, assim como ao mamilo retraído, corrimento e nódulos.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.