Voltar

CEBAL promove Encontro Ibérico sobre Declínio do Montado

CEBAL promove Encontro Ibérico sobre Declínio do Montado


Projecto inovador a nível internacional dá o mote para o encontro entre cientistas portugueses e espanhóis.

O CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo promove nos próximos dias 17 e 18, em Beja, o "I Encontro Ibérico sobre o Declínio do Montado".

O Encontro, Inserido nas comemorações do Dia do Fascínio das Plantas, realiza-se no auditório do Instituto Politécnico de Beja e reúne investigadores de vários pontos do nosso País e de Espanha.

Sónia Gonçalves, investigadora do CEBAL, resumiu à Rádio Voz da Planície as principais temáticas apresentadas a reflexão durante os dois dias do encontro, as quais se prendem com as causas associadas ao declínio do montado, novas abordagens e estratégias de gestão e monitorização. 

Destacamos que o CEBAL lidera a investigação sobre o código genético do sobreiro, um projecto inovador a nível internacional. Com o desenvolvimento deste projecto, os investigadores pretendem trazer uma nova dimensão à fileira florestal do montado, pela possibilidade de delineamento de estratégias de melhoramento da espécie, com repercussões a médio e longo prazo no sector.

De acordo com o CEBAL, a sequenciação do genoma do sobreiro, feita com o recurso a tecnologia de última geração, permitirá um avanço no conhecimento e melhoramento genético da espécie, em questões relacionadas por exemplo com o desenvolvimento da árvore, a formação da cortiça e as respostas a stress, com especial incidência na resistência a doenças.

O I Encontro sobre o Declínio do Montado é organizado pelo CEBAL em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja, Câmara Municipal e o Instituto del Corcho.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.