Cota de malha do séc.XIV recuperada em Ourique
O Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão, em Ourique, está a tratar uma cota de malha em ferro datada do século XIV e que estava em avançado estado de corrosão. Trata-se de uma peça que pertence à colecção do Museu da Real Coudelaria de Alter do Chão, sendo que a sua vinda para tratamento e recuperação em Ourique se deve ao facto do Centro de Arqueologia Caetano Mello Beirão reunir recursos indispensáveis para o efeito, nomeadamente um laboratório equipado com as condições técnicas necessárias e uma especialista em tratamento de metais arqueológicos, a bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Helena Vaz.
A acompanhar os trabalhos estão ainda as estagiárias Ana Carolina Montalvão e Eliana Mello, ambas da Universidade Federal de Minas Gerais, do Brasil, orientadas pelo professor Jorge Oliveira e com o apoio do Laboratório Hércules, da Universidade de Évora.
A autarquia Ourique afirma, em nota de imprensa, que a sua aposta no Centro de Arqueologia se revela, cada vez mais, uma decisão acertada, dado serem muitas as entidades a procurarem os seus serviços e qualidades técnicas.

Comente esta notícia