João Dias

João Dias, eleito por Beja, começou por dizer que no OE para 2019 há avanços que contaram com o contributo do PCP e que merecem destaque, entre eles a introdução dos manuais escolares gratuitos até ao 12º ano. Neste contexto revelou que o PCP apresentou 163 propostas das quais 44 foram aprovadas.

João Dias prosseguiu frisando que o OE para 2019 não tem o impacto na região desejado, especialmente nas questões das acessibilidades e saúde. Mesmo assim, relevou, que importa realçar a introdução da eletrificação da linha férrea Beja/Casa Branca, proposta pelo Partido Ecologista “Os Verdes” e a 2ª fase de remodelação do Hospital José Joaquim Fernandes, do BE, matéria que já estava consagrada no projeto-lei do PCP, aprovado em junho deste ano.

O deputado do PCP, eleito por Beja, deixou para o final aquilo a que chamou de “aproveitamento” de várias propostas dos grupos parlamentares. Sobre esta matéria deixou críticas ao deputado do PS Pedro do Carmo, referindo que o mesmo se aproveitou do trabalho dos outros. Deixou claro, igualmente, que a deputada do PSD, Nilza de Sena e Pedro do Carmo não fizeram qualquer proposta de alteração ao OE para 2019, no que à região diz respeito.

João Dias foi ainda mais longe e disse mesmo, que o voto do deputado Pedro do Carmo não foi decisivo, nem o do seu partido para que as propostas que contemplam a região fossem aprovadas. E deu o exemplo do voto contra do PS ao regime especial de acesso às pensões de invalidez e de velhice dos trabalhadores das lavarias de minério e dos trabalhadores da indústria de extração das pedreiras, incluindo a serragem e o corte da pedra em bruto, que mesmo assim passou.

Sobre a situação da eletrificação, João Dias esclareceu que a proposta de “Os Verdes” incluía a linha férrea até à Funcheira e que o Governo “obrigou” o PEV a deixar cair esta questão, deixando ficar apenas Beja/Casa Branca, caso contrário não seria aprovada.

Contactados pela Voz da Planície, os deputados do PS, Pedro do Carmo e do PSD, Nilza de Sena decidiram não comentar as declarações proferidas pelo deputado João Dias, relativamente às suas atuações no OE para 2019, no que à região se refere.

Nos jornais alargados de hoje, das 12.00 e das 17.00 horas, pode ouvir, na íntegra, a leitura do PCP do OE para 2019, que foi aprovado no passado dia 29.



Comente esta notícia