Voltar

"Radiografias" de hoje sugere "Regadio e hortofrutícolas"

"Radiografias" de hoje sugere "Regadio e hortofrutícolas"


As vantagens do clima mediterrânico, as novas opções culturais introduzidas pelo regadio do Alqueva, nos terrenos do Alentejo e a organização da produção são os temas fortes deste programa, dedicado ao tema: "Regadio e hortofrutícolas".

Um "Radiografias" que começa por revelar o que está a ser feito no território, desde a década de 90, a pensar no regadio do Alqueva, através dos depoimentos dos professores da Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), Manuel Patanita e Mariana Regato responsáveis pelos centros de Experimentação Agrícola e Hortofrutícola do IPBeja, onde são dados exemplos das investigações realizadas às novas opções culturais.

Neste programa, os agricultores Nuno Paixão e José Saramago de Brito revelam também, os exemplos das suas propriedades, ambas no concelho de Serpa, em que as apostas actuais estão centradas em novas culturas regadas.

E porque os agricultores da região estão a enfrentar os desafios decorrentes da introdução do regadio do Alqueva, na região já existem empresas e entidades que ajudam os "homens da terra" a escolher e a produzir as novas opções culturais introduzidas. Neste "Radiografias" damos-lhe a conhecer exemplos disso mesmo, ou seja o da empresa Ruralteam, Consultoria e Investimento Agrícola, Ldª, através das palavras de um dos sócios-gerentes, Rui Garrido e o do COTR - Centro Operativo e de Tecnologia do Regadio, que é apresentado pelo seu coordenador executivo João Santos.

Neste "Radiografias" dedicado ao "Regadio e hortofrutícolas", os intervenientes no programa fazem ainda, o ponto de situação sobre o novo paradigma que a agricultura da região está a viver, deixando perspectivas de futuro e identificando o que falta fazer na organização da produção.

O programa dedicado ao tema: "Regadio e hortofrutícolas" vai para o ar nesta segunda-feira dia 5 de Maio, pouco depois das 18.00 horas e pode ser acompanhado nos 104.5 da nossa estação, ou através da nossa emissão online, em www.vozdaplanicie.pt.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.