Voltar

Sociedade

Serpa apresentou obra da Torre do Relógio em Espanha

Sociedade

Serpa apresentou obra da Torre do Relógio em Espanha


O município de Serpa marcou presença, em Niebla, Huelva, no seminário de lançamento do projecto FORTours, no qual se integra a empreitada de execução da Torre do Relógio, cujas obras estão praticamente concluídas.

Durante os trabalhos, em Espanha, foram ainda apresentadas outras obras também financiadas pelo FORTours, em curso no Alentejo, Algarve e na Andaluzia, sendo que a obra da Torre do Relógio é a única do distrito de Beja.

Trata-se de um projecto que está integrado no programa Interreg V, na medida Fortificações de Fronteira: Fomento do turismo cultural transfronteiriço, com um valor total de apoio FEDER de 1 milhão 583 mil 260 euros, para as três regiões.

As obras de conservação, limpeza, consolidação e restauro da Torre do Relógio, em Serpa, tiveram um custo de cerca de 139 mil euros, com comparticipação comunitária de 75 mil euros, estão na fase final e ao que tudo indica devem estar concluídas durante o mês de Agosto.

Segundo a autarquia de Serpa, a intervenção incidiu na cimalha, ameias, campanário, coruchéu e em paredes auto-portantes de alvenaria e de pedra.

Recorde-se que a Torre do Relógio está classificada como Conjunto de Interesse Público, sendo que no Plano de Pormenor de Salvaguarda do Núcleo Histórico de Serpa, encontra-se qualificado como Imóvel Notável. Apesar de ser desconhecida a data de construção desta torre, sabe-se que em 1440 foi transformada em Torre de Relógio, sendo a terceira torre mais antiga do País, o seu actual relógio tem 128 anos.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.