Voltar

Um caso de gripe aviária detectado numa capoeira doméstica em Mértola

Um caso de gripe aviária detectado numa capoeira doméstica em Mértola


Numa capoeira doméstica em Alcaria Ruiva foi detectado um caso de gripe aviária, a DGS desvaloriza e garante que em relação aos seres humanos não há nenhum sinal de infeção.

Gripe aviária detectada no Alentejo levou Hong Kong a interditar aves de Portugal a notícia é, hoje, divulgada nas páginas do Jornal de Notícias.De acordo com a notícia a presença do vírus da gripe aviária H7 de baixa malignidade foi detectada, no passado dia 28, numa capoeira doméstica de Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola, no âmbito do Programa de Vigilância da Gripe Aviária.

O director-geral de Saúde Francisco George já veio a público afirmar que se trata de um vírus que circula em aves e que em relação aos seres humanos não há nenhum sinal de infeção em Portugal com este subtítulo de vírus (H7).

Comente esta notícia

Sou natural de Alcaria Ruiva e tenho lá uma casa com um quintal. A menos de 10 metros de casa,atrás do muro do quintal, existe uma instalação de aves de capoeira com grave prejuizo para as pessoas que frequentam a dita casa. A capoeira(com mais de 40 bicos) está num espaço público,em zona urbana e em condições precárias.O cheiro nauseabundo é insurpotável, sobretudo no verão e nos últimos tempos a casa está a ser colonizada por uma praga de ratos. Falei com as pessoas para retirarem a capoeira do lugar, mas não tive sucesso. Sendo assim, no dia 27 de Agosto do corrente ano, apresentei uma queixa junto dos serviços competentes da câmara Municipal de Mertola. De facto a delegada de saúde, julgo eu, veterinária, foi ao local um mês depopis, mas pelos comentários que fez em público deu para entender que ela não iria fazer nada. Ela disse:\" isto é um meio rural e quem não gostar de conviver com galinhas, ent.ão vá viver para uma torre\". Como não obtive resposta à minha queixa, em meados de novembro pedi uma audiência ao vereador com o pelouro do ambiente, senhor António Cachopo, o qual me recebeu de imediato. Para além de lhe ter reiterado as minhas razões da queixa, do risco de estar a conviver com as galinhas e ratos, protestei ainda pela forma como a veterinária tratou o assunto. Já lá vão mais de 4 meses que apresentei queixa e mesmo com insistências ainda não obtive qualquer resposta. E a capoeira continua lá, com ratos em casa, cheiros nauseabundos, etc. A Cãmara tem a obrigação de me responder já que, parece, não está muito interessada em rerirar a capoeira que está em terreno público e dista apenas 10 metros de minha casa. Preciso duma resposta, mesmo que negativa para os meus intentos, pois quero apresentar o casos no foro judicial. Assim não posso usufruir da minha casa em segurança. Se a Cãmara não sabe ou não quer resolver o assunto, ao menos que o diga. É o mínimo que exijo. E agora com o aparecimento do vírus da aves na freguesia? Onde está as autoridades sanitárias do distrito? Boa noite Joaquim santos Alcaria Ruiva alcariadosol@hotmail.com

Joaquim António dos Santos

30/11/-0001

Boa tarde, Estive em Alcaria Ruiva varias vezes durante o segundo semestre deste ano de 2013 e fiquei chocada em ver uma capoeira dentro da aldeia em pleno ESPAÇO PUBLICO e sem nenhuma higiene. Não existe água para a limpeza da mesma. Durante o dia, as galinhas ficam soltas pela aldeia, sujando o espaço publico e o cheiro em algumas casas é bastante desagradável devido as galinhas. Também existem muitos ratos nas casas pois os alimentos da capoeira atraem os mesmos. Em agosto, fomos até a Câmara de Mértola e relatamos o fato mas até a presente data nenhuma providencia foi tomada. Atenciosamente, Kátia

Katia Guimaraes Nepomuceno

30/11/-0001

  • «
  • »

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.