"Nesta obra é destacado um século de futebol distrital, desde a fundação da Associação da Futebol de Beja, passando por momentos marcantes não só desta instituição, mas também dos clubes que ano após ano contribuíram para que o desporto fizesse parte da vida das gentes do Baixo Alentejo.
“100 Anos de AF Beja” é um livro da autoria de Carlos Pinto. A edição desta obra insere-se num conjunto de iniciativas que assinalam o centenário da Associação de Futebol de Beja e que se estendem até ao próximo mês de março.
Em 2025, a AF Beja vai a votos e há duas listas na corrida à liderança desta instituição. O atual presidente, Pedro Xavier, integra a lista de Pedro Proença à Federação Portuguesa de Futebol e por isso mesmo não se recandidata ao cargo.
Pela primeira vez, concorrem duas listas; uma encabeçada por Diogo Nascimento e a outra por Carlos Pereira. Diogo Nascimento é atualmente o vice-presidente da AFBeja para a área administrativa. Os candidatos da sua lista a vice-presidentes são Luís Medeiros, Francisco Fernandes e António Jaime Cachola. Já Fernando Romba é o candidato à mesa da Assembleia Geral e Manuel Custódio o escolhido para presidir ao Conselho de Arbitragem.
O antigo presidente do Futebol Clube Castrense, Carlos Pereira, e que ainda preside à mesa da Assembleia Geral do clube de Castro Verde, encabeça a outra lista concorrente à AFBeja. Da sua lista fazem parte, por exemplo, José Rosa Soeiro, Paulo Paixão e António Ramos, bem como Jaime Vieira, para presidir ao Conselho de Arbitragem e Manuel Covas Lima para a presidência da Assembleia Geral.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com