Voltar

5 de outubro: Implantação da República

5 de outubro: Implantação da República


A 5 de Outubro de 1910, José Relvas, proclamou a República. Era a queda da Monarquia e do reinado de D.Manuel II. Recorde-se que este é o primeiro ano, em que esta data se comemora em Portugal, novamente como dia feriado, depois do mesmo ter sido retirado do calendário, pelo Governo anterior, nos últimos três anos.

Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910, alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objectivo de derrubar a Monarquia. Juntamente com os militares estiveram a Carbonária e as estruturas do Partido Republicano Português (PRP). Na tarde desse dia, José Relvas, em nome do Directório do PRP, proclamou a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa. No dia 6 o novo regime foi proclamado no Porto e, nos dias seguintes, no resto do País. Em Braga foi-o no dia 7, tendo tomado posse da Câmara o Dr. Manuel Monteiro.

Apesar do 5 de Outubro não ter sido uma verdadeira revolução popular, mas sobretudo um golpe de estado centrado em Lisboa, a nova situação acabou por ser aceite no País e poucos acreditaram na possibilidade de um regresso à Monarquia. Seguiu-se depois um período de democracia republicana, caracterizada por uma forte instabilidade política, conflitos com a Igreja, mas também de grandes progressos na educação pública, recordou, igualmente, João honrado.

A chamada I República Portuguesa terminou em 1926, com o golpe de 28 de Maio, a que se seguiram muitos anos de ditadura. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.