Voltar

ADPM inicia Projeto LIFE com reunião internacional de parceiros

ADPM inicia Projeto LIFE com reunião internacional de parceiros


Desenvolver o Montado e o Dehesa de forma inovadora e sustentável é o grande objetivo do projeto LIFE "Montado & Climate: A need to Adapt", que está a ser apresentado oficialmente nesta quinta-feira, na sede da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), em Mértola. 

O lançamento, que decorre durante todo o dia de hoje, conta com a presença de representantes dos 17 parceiros que compõem o projeto e que são oriundos não só de Portugal, mas também de Espanha e dos Países Baixos.

O objetivo do encontro de hoje, é que fiquem traçados os principais desafios a alcançar, nos próximos 5 anos, por todos os parceiros e que todos assumam o alcançar dos mesmos, promovendo a coesão entre os diversos intervenientes, disse à Voz da Planície Jorge Revez, presidente da ADPM, a entidade responsável pela coordenação do projeto.

Este projeto de 5 anos, implementará o modelo ILU (Integrated Land Use) que pretende apoiar os agricultores de 11 áreas piloto em Espanha e Portugal por forma a desenvolverem mecanismos de adaptação aos efeitos que as alterações climáticas têm provocado no Sul da Península Ibérica, sobretudo nas áreas do Montado / Dehesa.

Esta iniciativa apresenta um orçamento total de 3,5 milhões de euros e é cofinanciada pela União Europeia, através do Programa LIFE que tem vindo a apoiar projetos nas áreas da conservação da natureza e do meio ambiente e que recentemente abriu o subprograma, LIFE+ Climate Action para ações contra as alterações climáticas.

Jorge Revez, presidente da ADPM, explica também, a importância que este projeto tem para o Alentejo, em diversas áreas.

Desta forma, e com este projeto, pretende-se enriquecer os sistemas de gestão destes ecossistemas através da utilização de novas ferramentas e tecnologias que serão articulados com as comunidades locais/produtos locais, ecoserviços e à biodiversidade. Os agricultores destas áreas piloto não só participarão do projeto, como também, serão líderes de opinião junto das suas comunidades e de outros agricultores que demonstrem vontade em implementar o sistema ILU nas suas propriedades, sendo estas componentes de divulgação e disseminação do sistema, a nível nacional, uma das principais metas do projeto.

São parceiros do projeto: Forestry Service Group, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas IP, Universidad de Extremadura, TerraSIG, Lda, União da Floresta Mediterrânica, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, Consejeria de Medio Ambiente y Ordenacion del Territorio, Explotaciones Agropecuarias La Rinconada SL, Dehesa del Guijo S.A, Ayuntamineto de VillasBuenas de Gata, Grupo Casablanca - Cáparra SL, Sociedade Agrícola do Freixo do Meio, Lda e a ANSUB - Associação dos Produtores Florestais do Vale do Sado


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.