Voltar

Atualidade

Aeroporto de Beja volta “a cair no esquecimento” do Governo

Atualidade

Aeroporto de Beja volta “a cair no esquecimento” do Governo

A questão aeroportuária nacional volta a ser tema em destaque esta semana. Aeroporto de Beja continua esquecido, Governo quer construir “estrutura de transição”.

Na quarta-feira, dia 29, foi publicado em Diário da República um despacho assinado pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, sobre a "definição de procedimentos relativos ao desenvolvimento da avaliação ambiental estratégica do Plano de Ampliação da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa".

Entre outras medidas, o despacho determina o "estudo da solução que visa a construção do aeroporto do Montijo, enquanto infraestrutura de transição, e do novo aeroporto 'stand alone' no Campo de Tiro de Alcochete, nas suas várias áreas técnicas."

Contudo, António Costa determinou, quinta-feira, a revogação do despacho que aponta os concelhos do Montijo e Alcochete como localizações para a nova solução aeroportuária da região de Lisboa, desautorizando o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que quarta-feira apresentou esta proposta.

Em declarações à Voz da Planície, João Dias, deputado do PCP eleito por Beja, começou por avaliar a resposta aeroportuária nacional. “Portugal neste momento tem três aeroportos a funcionar, todos a atingir a capacidade máxima”, ao nível de lotação de passageiros. O aeroporto de Beja "deve ser aproveitado em todas as suas potencialidades” e “integrado no sistema aeroportuário nacional”.

No entanto, reconhece a “necessidade de se fazer o investimento num aeroporto de Lisboa”, mas sem ser “integrado na malha urbana”, assim como não concorda com a construção, ainda que temporária, de um aeroporto no Montijo.

“Aquilo que é anunciado pelo Governo é incompreensível”, reflete João Dias, reforçando que não entende “como se pode pensar em gastar mais de 600 milhões de euros modernizando a Portela”, gastar ainda mais fundos no aeroporto do Montijo com uma pista, para posteriormente encerrar estas duas infraestruturas e construir “um terceiro aeroporto no campo de tiro de Alcochete”.

Para o deputado, o Governo está “a seguir à linha os interesses da multinacional francesa, que é dona da ANA” (Aeroportos de Portugal), referindo que a empresa está a “pensar na obtenção do lucro máximo e por isso não investe o que já devia ter investido em Beja”.

João Dias relembra que o aeroporto de Beja é um projeto faseado, “estando muito aquém do que já deveria estar feito”. As novas fases estão por construir porque “há este obstáculo e esta barreira".

Falou ainda sobre as últimas audições na Assembleia da República, onde todos concordaram que “a solução melhor, em termos da concretização de um aeroporto que sirva a capital, é a construção no campo de tiro de Alcochete”, não colidindo com “aquilo que é necessário investir no aeroporto de Beja”.

“A opção clara do Governo é o absoluto esquecimento do aeroporto de Beja” e esta opção não “coloca em equação aquilo é a potencialidade que o aeroporto Beja pode oferecer ao sistema aeroportuário nacional”, termina João Dias.

A Rádio Voz da Planície tentou ouvir um dos deputados do PS, eleitos pelo círculo eleitoral de Beja, mas não foi bem sucedida. Contamos contudo, ouvi-los sobre esta matéria esta sexta-feira.

Comente esta notícia

Na verdade o aeroporto de Beja não tem interesse para os nossos políticos, quer ao nível do governo, quer ao nível da autarquia que não faz quaisquer pressoes para alterar esta situação.( Excepto algumas câmaras do distrito de Beja.) Hoje mesmo está decorrer o festival aéreo na base no 11. Está estimado 70mil pessoas e a câmara disponibilizou autocarros para deslocação para base, entao parece que concordamos que se houver atrativos na cidade as pessoas vêm a Beja, dando movimento e negócio á restauração e ao comercio em geral. Quanto a mim o investimento em Beja será menor do que fazer 2 aeroportos, sendo que um mais tarde vai ser anulado. Deixo esta pergunta Porque será que o aeroporto de beja não interessa as políticos????? Será uma questão monetária? De lucros.....?? Ou outros interesses !!!!!????

Maria Carvalho

03/07/2022

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.