Voltar

Alentejo preside à EUROACE

Alentejo preside à EUROACE


O Alentejo assumiu a presidência da Euroace-Alentejo-Centro- Extremadura sucedendo à Junta de Extremadura que presidiu a esta Eurorregião desde que foi criada em 2009. 

A presidência "alentejana" surge sob o lema "Mais Território, Mais Competitividade, Mais Cidadania e Mais EUROACE".

Dinamizar a promoção da cooperação entre as Administrações Públicas, sectores económicos, sociais e culturais públicos e privados e de instituições universitárias são as principais apostas da nova presidência.

Para o desenvolvimento da EUROACE, o Alentejo pretende desenvolver um trabalho assente, em torno da inovação e da competitividade, uma estratégia participativa para formar cidadãos de pleno direito e um aprofundamento da cooperação em tempos de incerteza.

Este projecto da EUROACE começou no início da década de noventa com a colaboração entre a Comissão de Coordenação do Alentejo e a Junta de Extremadura, que se traduziu na assinatura de um protocolo em 1992. Um protocolo que lançou as bases para a criação do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças em Évora e Mérida, que permitiu desenvolver várias acções e projectos conjuntos de grande visibilidade, que ajudaram a promover e difundir a cooperação.

A 21 de Setembro de 2009, foi criada a Eurorregião EUROACE, que resultou no agrupamento das regiões do Alentejo, Centro e a Comunidade Autónoma da Extremadura. Ao longo destes anos, foram efectuados importantes investimentos, nomeadamente no âmbito dos programas INTERREG e mais recentemente no POCTEP-Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal.

PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.