Voltar

Política

António Costa demitiu-se. Processo referente a empresas de lítio e hidrogénio verde "visou" o primeiro-ministro

Política

António Costa demitiu-se. Processo referente a empresas de lítio e hidrogénio verde "visou" o primeiro-ministro

António Costa, primeiro-ministro, pediu a demissão do cargo hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Uma decisão relacionada com as alegadas ligações do primeiro-ministro ao processo de investigação relacionado com empresas de lítio e de hidrogénio verde, em que foram feitas cinco detenções e em que João Galamba foi constituído arguido.

A declaração foi feita ao País por António Costa, na tarde desta terça-feira, 7 de novembro. Cabe agora ao Presidente da República aceitar o pedido de demissão do primeiro-ministro.

António Costa fez um balanço "de dedicação ao País" nos oito anos de Governo, deixando a garantia de que pretendia cumprir este mandato. Acrescentou que depois de ter tido conhecimento de que lhe vai ser instaurado um processo crime, deixando claro que "não tem na consciência a prática de qualquer ato ilícito ou censurado", a sua "dignidade" ficou "manchada com esta suspeita", não tendo outra alternativa a não ser a "demissão", que referiu já ter entregue ao Presidente da República. Agradeceu ao País e a todos os que serviram consigo nos três governos, assim como aos partidos da oposição e à sua família.

António Costa avançou, ainda, que compete agora ao Presidente da República decidir os próximos passos. Deixou claro que desconhecia a existência de qualquer processo em que estava visado, reiterando que a "confiança dos portugueses" na sua gestão "ficou comprometida", dizendo que "foi uma etapa que se encerra" e mostrando-se "disponível para colaborar com a justiça".



PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.