Voltar

Política Eleições

Autárquicas 2025: instalação dos órgãos municipais do concelho de Beja

Política Eleições

Autárquicas 2025: instalação dos órgãos municipais do concelho de Beja

Foto: Rádio Voz da Planície

A sessão solene de tomada de posse e instalação dos órgãos do Município de Beja – 2025/2029 realiza-se nesta sexta-feira, dia 31, às 11h00, no Pax Julia - Teatro Municipal. A instalação da União de Freguesias de Santiago Maior e São Baptista foi ontem, dia 30 de outubro, às 21h00. Já a instalação da União das Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira está agendada, também para hoje, para as 18h00, na sede do edifício das juntas, na cidade.

Recordamos que, o executivo municipal que resultou das eleições autárquicas 2025, passa a ser composto por dois eleitos do Beja Consegue!, Nuno Palma Ferro, que assume a presidência da Câmara, e Liliana Cabecinha, a número dois desta coligação, que junta PSD, CDS-PP e IL. Também tem dois eleitos do PS, Paulo Arsénio, presidente da Câmara que cessa funções, e Maria João Ganhão, ex-vereadora. Acrescenta, igualmente, mais dois eleitos da CDU, Vítor Picado, vereador em regime de mão permanência no mandato que agora finda, e Evaristo Amaro, que foi a primeira vez que concorreu. E por fim, mais um eleito do Chega, David Catita, que concorreu, igualmente, pela primeira vez.

Quanto à Assembleia Municipal de Beja tomam posse os 21 eleitos, sendo que, destes, seis são da coligação Beja Consegue!, que junta mais um, o presidente da Junta da União das Freguesias de Albernoa e Trindade, ficando com sete eleitos. Há mais seis do PS, que junta mais cinco, correspondentes às freguesias rurais onde venceu, ficando com 11 eleitos. Ainda estão, igualmente, mais cinco da CDU, que tem mais quatro presidentes de Junta, ficando com nove eleitos. E quatro são do partido Chega. Lembramos que neste ato é eleita a Mesa da Assembleia Municipal de Beja, por votação secreta.

Na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Salvador e Santa Maria, o Beja Consegue! ficou com o mesmo número de mandatos que o PS, ou seja, quatro cada um, mas ganhou em votos. A CDU obteve três mandatos e o Chega dois. Na instalação das assembleias de Freguesia é feita proposta, com apresentação de lista(s), de constituição de Mesa de Assembleia de Freguesia, que tem de ser votada, por voto secreto.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.