O BE frisa que o programa eleitoral que apresenta para o concelho é "uma proposta para transformar Beja numa cidade onde todos possam viver com dignidade” e define várias linhas estratégicas para o mesmo.
As prioridades são "criar um gabinete para requalificar o edificado do centro histórico, criar um Conselho Municipal para o movimento associativo e um Provedor do Munícipe, fixar horários dos transportes urbanos e redefinir o estacionamento no centro da cidade, requalificar edifícios emblemáticos para habitação jovem, implementar percursos educativos de descoberta do território, requalificar a Casa da Cultura, transformar a antiga moagem num espaço cultural, criar um gabinete de apoio à criação artística e produção cultural, fazer a revisão do PDM e intervir no Bairro das Pedreiras, no sentido de fortalecer a integração social e o combate à pobreza".
No âmbito do ponto um do programa, "Habitação para todos", e da proposta de revitalização do centro histórico de Beja, o BE refere que "do levantamento efetuado, foram identificadas quase 500 casas devolutas que podem ser transformadas em habitação e resolver este problema a 1.500 pessoas". E neste contexto defende: "habitação para jovens, acabar com as casas abandonadas no centro da cidade, identificar edifícios públicos degradados e propostas específicas para as freguesias rurais e Penedo Gordo", bem como criar um "Plano Municipal de Habitação Pública".
Já no ponto dois, "Contra os novos latifúndios", está pensado "rever o PDM, fiscalizar as condições de trabalho nas empresas agrícolas, acabar com a subcontratação na agricultura, rever os planos de intervenção no espaço rústico e proteger o património de Beja".
O ponto três, "Viver com dignidade em Beja", sugere "saneamento e salubridade em todo o concelho, criação de um Gabinete de Apoio ao Imigrante, assim como de um Fundo Municipal de Emergência Social e casas de acolhimento".
No quarto eixo, "Mobilidade e acessos no concelho", está previsto a criação de "uma rede de transportes públicos, melhorar a qualidade da rede viária, fazer a gestão do trânsito na cidade, requalificar a Linha do Guadiana e potenciar o aeroporto de Beja".
No programa do BE para o concelho, nas autárquicas 2025, estão propostas, igualmente, para "Beja não ser só cidade", para "Democratizar a democracia local", para se apostar numa "Gestão orçamental para revitalizar o concelho", para "Reforçar os serviços municipais de água e de limpeza urbana" e para Beja ser "Capital da cultura e da arte".
"Por uma educação democrática e inclusiva", "Garantir o acesso à saúde", "Proteger a população das alterações climáticas e da poluição" e proteger o "bem estar animal" são aspetos contemplados igualmente.
À parte há um capitulo onde se frisa que "Palestina Vencerá!".
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com