Voltar

Política Eleições

Autárquicas 2025: "revitalizar centro histórico de Beja" é "aposta" do programa do BE

Política Eleições

Autárquicas 2025: "revitalizar centro histórico de Beja" é "aposta" do programa do BE

Foto: Site Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda (BE) já revelou o programa que apresenta para o concelho, nas autárquicas 2025. "Requalificação do centro histórico, reforço dos transportes públicos, reabertura da ferrovia, valorização da cultura local, investimento na saúde para atrair mais profissionais e a criação de mais espaços verdes" fazem parte do programa “Reabilitar para Habitar”, que o BE fez chegar à Voz da Planície, bem como "o levantamento dos fogos devolutos no centro de Beja".

O BE frisa que o programa eleitoral que apresenta para o concelho é "uma proposta para transformar Beja numa cidade onde todos possam viver com dignidade” e define várias linhas estratégicas para o mesmo. 

As prioridades são "criar um gabinete para requalificar o edificado do centro histórico, criar um Conselho Municipal para o movimento associativo e um Provedor do Munícipe, fixar horários dos transportes urbanos e redefinir o estacionamento no centro da cidade, requalificar edifícios emblemáticos para habitação jovem, implementar percursos educativos de descoberta do território, requalificar a Casa da Cultura, transformar a antiga moagem num espaço cultural, criar um gabinete de apoio à criação artística e produção cultural, fazer a revisão do PDM e intervir no Bairro das Pedreiras, no sentido de fortalecer a integração social e o combate à pobreza".

No âmbito do ponto um do programa, "Habitação para todos", e da proposta de revitalização do centro histórico de Beja, o BE refere que "do levantamento efetuado, foram identificadas quase 500 casas devolutas que podem ser transformadas em habitação e resolver este problema a 1.500 pessoas". E neste contexto defende: "habitação para jovens, acabar com as casas abandonadas no centro da cidade, identificar edifícios públicos degradados e propostas específicas para as freguesias rurais e Penedo Gordo", bem como criar um "Plano Municipal de Habitação Pública".

Já no ponto dois, "Contra os novos latifúndios", está pensado "rever o PDM, fiscalizar as condições de trabalho nas empresas agrícolas, acabar com a subcontratação na agricultura, rever os planos de intervenção no espaço rústico e proteger o património de Beja".

O ponto três, "Viver com dignidade em Beja", sugere "saneamento e salubridade em todo o concelho, criação de um Gabinete de Apoio ao Imigrante, assim como de um Fundo Municipal de Emergência Social e casas de acolhimento".

No quarto eixo, "Mobilidade e acessos no concelho", está previsto a criação de "uma rede de transportes públicos, melhorar a qualidade da rede viária, fazer a gestão do trânsito na cidade, requalificar a Linha do Guadiana e potenciar o aeroporto de Beja".

No programa do BE para o concelho, nas autárquicas 2025, estão propostas, igualmente, para "Beja não ser só cidade", para "Democratizar a democracia local", para se apostar numa "Gestão orçamental para revitalizar o concelho", para "Reforçar os serviços municipais de água e de limpeza urbana" e para Beja ser "Capital da cultura e da arte".

"Por uma educação democrática e inclusiva", "Garantir o acesso à saúde", "Proteger a população das alterações climáticas e da poluição" e proteger o "bem estar animal" são aspetos contemplados igualmente. 

À parte há um capitulo onde se frisa que "Palestina Vencerá!".






PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.