Em declarações à agência Lusa, durante uma ação de campanha na vila de Beringel, o candidato da coligação Beja Consegue!, que junta PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal (IL), defendeu que é preciso conhecer quem chega ao território para conseguir uma melhor integração.
Assente neste princípio, Nuno Palma Ferro explicou que propõe a criação de um Centro de Integração da População Migrante, que incluirá também um centro de emprego migrante, ações de formação de cidadania, fiscalização de habitações e ensino da língua portuguesa.
Esta estrutura, indicou, permitirá também vigiar o setor empresarial, em particular o agrícola, para que as contratações laborais sejam feitas de forma "legal, justa e regulada".
Ao analisar a situação atual dos imigrantes no concelho, Nuno Palma Ferro disse ver "com muito bons olhos" uma mudança no tipo de imigração na região, sinónimo de alguma mudança de mentalidade.
"Uma coisa que já se começa a ver é que, inicialmente, vieram muitos homens e, agora, começam a vir as mulheres e as respetivas famílias”, referiu.
Para Palma Ferro, este é um cenário “bom sob todos os pontos de vista, porque quer dizer que as pessoas estão mais integradas, estão dispostas a ficar e a fazer aqui a sua vida".
O concelho, reconheceu o candidato, precisa "desse contributo" e, por isso, é preciso valorizar e dar condições para que a comunidade migrante permaneça no território.
O Centro de Integração da População Migrante trabalhará em conjunto com empresas, instituições de solidariedade social e associações de forma a conseguir dar uma resposta humana, eficaz e abrangente.
"Em relação aos imigrantes, esta parece-me que é uma medida suficientemente exaustiva, que aborda todas as fases e as etapas até ao processo de inclusão final, que é o que pretendemos", frisou.
Durante a ação de campanha, que contou com uma comitiva de cerca de 15 pessoas, o candidato recordou que as questões da imigração foram fulcrais na sua atividade enquanto vereador sem pelouros na Câmara de Beja, eleito pelo Beja Consegue.
"Este ano, reprovámos o orçamento municipal e uma das coisas que queríamos ver incluídas era precisamente uma verba substancial para que esta temática fosse abordada e ‘agarrada’ devidamente", exemplificou.
Na vila de Beringel, o cabeça de lista, acompanhado pelo candidato à junta de freguesia local, João Baião, foi recebido com sorrisos, abraços e, inclusive, um pedido para tirar uma fotografia para as redes sociais.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com