Voltar

Atualidade Efemérides

Castro Verde e Ourique celebram 886.º aniversário da Batalha de Ourique

Atualidade Efemérides

Castro Verde e Ourique celebram 886.º aniversário da Batalha de Ourique

Foto: Mistérios Biblicos

Castro Verde e Ourique assinalam hoje, dia 25 de julho, o 886º Aniversário da Batalha de Ourique, "um dos momentos mais simbólicos da fundação da nacionalidade portuguesa, com um programa solene que une memória, cultura e identidade nacional".

«As celebrações iniciam-se às 09h15, nos Paços do Município de Castro Verde, com uma receção aos convidados e a Cerimónia de instalação de um "fragmento" do antigo obelisco de Castro Verde, que ficará exposto no átrio do edifício. Esta peça histórica, ligada à memória do Padrão da Batalha de Ourique, simboliza a preservação da identidade local e o resgate de um importante património escultórico nacional.

Mandado erigir por D. Maria I em 1785, o monumento foi concebido pelo escultor Machado de Castro, autor da célebre estátua equestre de D. José I, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Inaugurado em 1795 junto à Ermida de São Pedro das Cabeças, o obelisco original exibia uma estrutura piramidal coroada, com plataforma circular de sete degraus (hoje cinco), pedestal quadrangular e medalhão em jaspe com a efígie da rainha. A obra foi severamente danificada por um ciclone em 1804, restando apenas a base, o pedestal e o medalhão. Em 1960, o obelisco foi reconstruído e reinstalado junto aos Paços do Concelho, num esforço de revalorização da memória coletiva.

Depois desta cerimónia, segue-se, às 09h45, na Basílica Real de Nossa Sra. da Conceição, a apresentação do livro "Ourique – O Início da Nacionalidade", da autoria de António Botto Quintans, que propõe uma reflexão sobre o papel simbólico e histórico da batalha, antecedendo a deslocação para o sítio São Pedro das Cabeças, local histórico da Batalha de Ourique.

Às 11h00, em São Pedro das Cabeças, decorre a romagem ao Padrão da Batalha de Ourique, associada a uma Cerimónia Militar promovida pelo Exército Português que, anualmente, evoca no concelho de Castro Verde o aniversário da Batalha que, em 1139, nos Campos de Ourique, foi decisiva para a fundação de Portugal.

Com este programa comemorativo, organizado pela Câmara Municipal de Castro Verde e pelo Exército Português, em colaboração da GNR, Bombeiros Voluntários, Paróquia de Castro Verde e a associação "Castra Castrorum", o concelho reafirma-se como o território central na evocação de um dos mais marcantes episódios da História nacional», é divulgado ainda.

«Em Ourique, as celebrações começam com o hastear da bandeira nacional e o hino de Portugal, num momento simbólico que contará com a participação das crianças do ATL.

Segue-se uma homenagem aos antigos combatentes da I Guerra Mundial e da Guerra Colonial, com missa, deposição de flores e uma palestra evocativa no Jardim da Nora.

Realiza-se, também, o ateliê “Pintar a Batalha”, dinamizado por Sofia Paulino, na Biblioteca Municipal de Ourique», de acordo com divulgação da organização.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.