Voltar

Atualidade Incêndios

Câmara de Aljustrel cria equipa para ajudar afetados por incêndio

Atualidade Incêndios

Câmara de Aljustrel cria equipa para ajudar afetados por incêndio

Foto: CM Aljustrel

A Câmara de Aljustrel tem uma equipa de acompanhamento técnico e social no terreno, para fazer um levantamento das necessidades das pessoas que foram afetadas pelo incêndio que deflagrou ontem, dia 30 de junho, neste concelho.

Segundo a vereadora Liliana Mendes, a criação desta equipa tem por objetivo “fazer um diagnóstico célere” e recolher “o máximo de informação possível que possa ajudar ao complemento de processos e identificar necessidades sentidas pelas populações”.

A equipa criada pelo município alentejano é constituída por técnicos de várias divisões da autarquia, acompanhada pela União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos e pela GNR.

A vereadora disse ainda que, além de “dar uma palavra”, a equipa irá também dar apoio na área psicológica, “para as pessoas sentirem que não estão sozinhas”.

O incêndio que deflagrou na segunda-feira ao início da tarde no concelho de Aljustrel, foi dado como dominado pouco antes das 21:30, disseram à Lusa fontes da Proteção Civil.

O fogo eclodiu numa área florestal no Monte do Cerro, na zona de Messejana, e chegou a mobilizar seis meios aéreos e mais de 250 operacionais, consumindo também muita área de pasto.

Numa conferência de imprensa realizada ao início da noite de ontem, com o fogo ainda ativo, o presidente da Câmara de Aljustrel, Carlos Teles, explicou que as chamas já tinham consumido cerca de 1.000 hectares.

O incêndio obrigou à retirada de pessoas, por parte da GNR, de três residências em dois montes perto da localidade de Carregueiro e causou danos materiais num casão de apoio agrícola, segundo as autoridades.

No combate às chamas acabaram por ser assistidos sete bombeiros devido a exaustão e inalação de fumos, dois dos quais foram transportados para o hospital de Beja e outro para o Serviço de Urgência Básico de Castro Verde.

As chamas implicaram ainda o corte temporário de rodovias, como o troço entre Aljustrel e Castro Verde da Estrada Nacional 2 (EN2), tendo a circulação sido restabelecida às 22:16.

Os danos causados pelas chamas levaram a Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, a disponibilizar, logo na segunda-feira, um camião carregado com 20 toneladas de feno a um dos produtores mais afetado pelo incêndio.



PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.