Voltar

Atualidade Incêndios

Abertas candidaturas para apoio a empresas e cooperativas afetadas por incêndios

Atualidade Incêndios

Abertas candidaturas para apoio a empresas e cooperativas afetadas por incêndios

Foto: A Planície

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) informa que se encontra aberto o período de candidaturas ao Sistema de Apoio à Reposição das Capacidades Produtivas e da Competitividade Económica das Empresas e Cooperativas diretamente afetadas por incêndios rurais, permitindo que retomem a sua atividade em condições de normalidade e contribuam para a recuperação económica e social dos territórios afetados, é referido na comunicação que chegou à nossa redação.

"Este aviso surge no seguimento dos incêndios rurais de elevada dimensão e gravidade que deflagraram entre 26 de julho e 27 de agosto de 2025, e que atingiram de forma particularmente severa diversas regiões do país — Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo — provocando danos significativos em unidades produtivas, infraestruturas empresariais e equipamentos essenciais à manutenção da atividade económica local.

Podem apresentar candidatura todas as empresas e cooperativas que tenham sido diretamente afetadas pelos incêndios, independentemente da sua natureza jurídica ou dimensão económica, com exceção das que operam nos setores da agricultura e da floresta, que dispõem de regimes de apoio próprios.

São elegíveis os projetos de investimento destinados à reposição, total ou parcial, das capacidades produtivas e à recuperação da competitividade económica das empresas afetadas. Entre as despesas que podem ser apoiadas, destacam-se:

• A aquisição, instalação ou reparação de máquinas e equipamentos danificados;

• A aquisição de equipamentos informáticos e software necessários à atividade;

• O material circulante essencial à operação da empresa, desde que diretamente relacionado com a reposição da capacidade produtiva;

• Obras de construção, remodelação ou adaptação de instalações afetadas pelos incêndios;

• Aquisição de ativos biológicos e stocks perdidos", é divulgado no mesmo documento.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.