Voltar

Atualidade

CEBAL termina programa de valorização do cardo na Serra da Estrela

Atualidade

CEBAL termina programa de valorização do cardo na Serra da Estrela


O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) irá concluir o Roadshow Tecnológico Nacional “Valorização Integrada do Cardo”, na região DOP Serra da Estrela. Esta é a última sessão de um programa itinerante lançado em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora.

Na sessão a decorrer amanhã, dia 6, o papel das cardosinas, presentes na flor do cardo, na coagulação do leite e produção de queijo, assim como o impacto do queijo DOP Serra da Estrela e do cardo no turismo e economia regional serão os temas apresentados.

Numa primeira parte o investigador Nuno Rosa da Universidade Católica Portuguesa irá falar das diferentes cardosinas, enzimas presentes na flor do cardo que promovem a coagulação do leite e consequente produção de queijo, bem como demonstrar algumas ferramentas de análise dessas mesmas cardosinas. Para concluir, o evento contará com a habitual mesa-redonda, desta vez intitulada “Flor do Cardo no Queijo DOP Serra da Estrela” e dinamizada pela EstrelaCoop, a cooperativa de produtores de queijo da Serra da Estrela. Nesta mesa-redonda, de acordo com o CEBAL, será debatido o papel do Cardo para a potenciação do queijo DOP Serra da Estrela como produtos gourmet e certificados, assim como serão discutidos o trabalho desenvolvido e a experiência adquirida ao longo de anos na produção deste queijo de excelência.

Será um debate importante para fortalecer a ligação do cardo ao queijo, como um recurso endógeno, potenciador de inovação territorial e crescimento da economia regional e nacional.

A sessão realiza-se on-line, às 17h00, através da plataforma Zoom, mediante inscrição prévia.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.