Voltar

Atualidade Incêndio em Odemira

1.007 bombeiros ajudados por 330 veículos e 14 meios aéreos. Sete mil hectares de área ardida

Atualidade Incêndio em Odemira

1.007 bombeiros ajudados por 330 veículos e 14 meios aéreos. Sete mil hectares de área ardida

1.007 operacionais estão a combater o incêndio que deflagrou no sábado, 5, em São Teotónio, concelho de Odemira, sendo apoiados por 330 veículos e 14 meios aéreos, segundo a página da Proteção Civil. Este é o incêndio que está a merecer maior atenção da Proteção Civil e a área ardida é já de cerca de sete mil hectares, disse hoje, 8, o comandante nacional da Proteção Civil.

O parque de campismo de São Miguel de onde foram retirados clientes, preventivamente, devido ao incêndio anunciou hoje, 8, que reabriu ao público sem ter registado danos. “Informamos que o Camping já reabriu sem danos a assinalar”, escreveu a gerência do parque, nas suas redes sociais.

Num encontro com a comunicação social para um ponto de situação dos incêndios rurais, feito às 13h10, em Carnaxide, concelho de Oeiras, o comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, referiu “três ocorrências significativas” – em Odemira (distrito de Beja), Cinfães e Mangualde (ambos no distrito de Viseu) –, sendo a primeira “aquela que merece maior preocupação”.

“O incêndio de Odemira já atingiu uma área de cerca de sete mil hectares”, sobretudo “extensas áreas de pinhal e povoamentos mistos como eucaliptal, sobreiros, medronheiros e matos”, indicou o comandante nacional, considerando tratar-se de “uma área difícil”.

Na sequência do incêndio foram evacuadas 20 povoações e um parque de campismo, num total 1.424 pessoas deslocadas, sendo que a maioria, retirada preventivamente do parque de campismo São Miguel, já regressou.

De acordo com o comandante regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, por volta das 09h30, estavam envolvidos no combate às chamas 847 operacionais, apoiados por 282 veículos e seis meios aéreos.

Já o número de pessoas assistidas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) neste fogo subiu para 40, nomeadamente 28 bombeiros, quatro agentes de proteção civil e oito civis, sobretudo por cansaço.

José Ribeiro realçou que a maioria das cerca de 350 pessoas deslocadas e acolhidas em espaços criados pela Câmara de Odemira (distrito de Beja) já regressou a casa, após verificação das condições de segurança, mantendo-se “um número reduzido de 20 ou 30 pessoas” nesses locais em Odemira e São Teotónio.

Quanto às estradas que têm a circulação condicionada, o comandante regional precisou que a situação se mantém em relação a segunda-feira, 7.

Ou seja, estão cortadas ao trânsito a Estrada Nacional (EN) 120, entre São Teotónio e Odeceixe, no concelho vizinho de Aljezur (distrito de Faro), e as municipais 501, 1186, 1001.

O incêndio rural numa área de mato e pinhal deflagrou na zona de Baiona, na freguesia de São Teotónio, a meio da tarde de sábado, 5, e já entrou por algumas vezes no Algarve, tendo na tarde de segunda-feira rodeado o centro de Odeceixe.

O fogo levou a Câmara de Odemira a ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, com efeitos desde as 14h30 de domingo.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.