«É já no próximo sábado, 10 de maio, entre as 14h30 e as 20h30, que a aldeia de Vila Alva, em Cuba, Alentejo, recebe mais uma edição do Vinho na Vila, evento que há já três anos transforma esta pequena aldeia num centro efervescente de celebração do vinho, da gastronomia e da cultura local. Em prova estarão cerca de 250 vinhos, de quase 40 produtores de referência, três dos quais do Chile, Geórgia e Espanha, que, pela primeira vez, fazem a estreia de vinhos internacionais neste evento. Francisco Alentado (serralheiro artístico), Francisco Carrasco (ilustrador) e Manuel Carvalho (escultor) são alguns dos artistas que farão parte do programa, juntando-se aos já anunciados Fernando Estevens e José Miguel. A festa prolonga-se até domingo, 11 de maio, com a iniciativa "Chefs na Vila", liderada pelo chef João Simões, do restaurante Casta85, que servirá, na Adega do Mestre Daniel, a casa dos XXVI Talhas, um almoço "de comer e chorar por mais".
Entre as novidades da terceira edição do Vinho na Vila, destacam-se, ainda, as novas exposições de olaria e artes gráficas, os passeios de charrete, áreas de descanso renovadas e ainda um miradouro com vistas entre a serra do Mendro e a barragem de Alvito. Participam agora 16 adegas aderentes — mais quatro do que na última edição — e voltam a ser reativados vários espaços típicos da aldeia, reforçando o impacto cultural e económico do evento na região.
O "Chefs na Vila" está marcado para o dia seguinte, domingo, às 12h30, e inclui um menu exclusivo, com vários produtos regionais. Das entradas fazem parte torricado de codorniz de Alenquer, chamussa de codorniz, "ovos mexidos" com espargos, túberas e peixinhos da horta. Ensopado de peixes do rio e bochecha e courato de porco, com texturas de batata, são as propostas para a refeição, que termina com uma sericaia e pera bêbeda de Alenquer. O almoço pode ser reservado até ao dia 7 de maio, pelo valor de 65 euros por pessoa.
"Será um dia único, num ambiente de festa, em perfeita harmonia com a aldeia e ao som de Cante Alentejano", promete a organização, que pretende fazer do Vinho na Vila um evento de referência a nível nacional, onde os visitantes possam descobrir vinhos de qualidade e viver uma experiência única, em plena comunhão com a aldeia e a sua cultura», pode ler-se no documento da autarquia de Cuba.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com