Voltar

Comemorações do Dia de São Martinho

Comemorações do Dia de São Martinho


Hoje é Dia de São Martinho. A tradição é assar castanhas, beber vinho novo e um pouco por todo o distrito de Beja a data é celebrada com magustos e animação.

A lenda associada a esta data diz que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal quando encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo, de repente o frio parou e o tempo aqueceu. Acredita-se que este acontecimento tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.

Em Penedo Gordo, a data é assinalada com um Magusto aberto à população, a decorrer no Pavilhão Multiusos, a partir das 14.30 horas. A organização é da Associação Cultural e Desportiva de Penedo Gordo.

Alvito festeja o São Martinho sugerindo castanha assada, música e animação, a partir das 15.30 horas.

Cuba comemora o dia com um Magusto oferecido à população pela Junta de Freguesia, a partir das 10.00 horas, no Largo Cristovão Colon. Na parte da tarde, às 17.30 horas, realiza-se a iniciativa "9ª Rota das Tabernas", organizada pela Associação Luzerna.

Em Castro Verde, a Cortiçol convida a participar num evento cultural que integra visita guiada à exposição da Idade do Ferro, Cante Alentejano, prova de vinhos e convívio entre os participantes, a decorrer nas instalações do Museu da Lucerna, a partir das 15.00 horas.

Mértola celebra o São Martinho com um Magusto marcado para as 19.00 horas, no antigo quartel dos bombeiros, que conta com a animação musical do grupo "Mato Bravo".

Em Ourique o dia é dirigido à população idosa, com uma visita ao Jardim Bacalhôa Buddha Éden, seguido de almoço convívio na zona do Bombarral.

Barrancos faz um Magusto de São Martinho, no Largo Tenente Augusto de Seixas, às 15.00 horas, para toda a população. A organização é da Associação de Reformados de Barrancos.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.